Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Pastoral Indigenista

NOTA DE APOIO AO POVO MEBÊNGÔKRE (KAYAPÓ) DAS TERRAS INDÍGENA BAÚ E TERRA INDÍGENA MENKRAGNOTI


As Pastorais Ambientais do Brasil quer apresentar sua solidariedade ao Povo Indígena Mebêngôkre (Kayapó) das Terras Indígena Baú e Terra Indígena Menkragnoti que neste momento são  forçado a realizar um ato de protesto na BR 163 ligando a Cuiabá a Santarém.

Na década de 1970 essa BR atravessou o coração do território Kayapó e Munduruku e significou a morte de vários indígenas nessa região. Com o asfaltamento da BR 163 para facilitar o escoamento de grãos de soja in natura para Europa, Estados Unidos e China principalmente, em um ano a estrada recebe aproximadamente 829 mil carretas e caminhões para transportar uma media de 30 milhões de toneladas de grãos.

O impacto dos asfaltamento da BR 163 sem um plano de proteção eficiente  de proteção ao Povo Kayapó e ao seu território originário deixou essas terras indígenas vulneráveis, agravando pelo pandemia do Covid – 19 que estamos vivendo agora.

Os recursos financeiros ínfimos do Plano Básico Ambienta l - Componente Indígena (PBA-CI) referente ao 3° Ciclo da BR 163/PA não são suficiente para resolver os problemas de saúde humana, proteção ao território e os impactos climáticos que essas terras indígenas sofrem hoje.

O Documento CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ DO SANTO PADRE

FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM, nos orienta a buscar diálogo para construir soluções diante de crises: “Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós.”

É necessário ter eficiência, transparência, respeitando a dinâmica cultura Kayapó e garantir o sistema de consulta conforme prevê a Legislação Brasileira que recepcionou Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho - OIT sobre Povos Indígenas e Tribais.

Diante disso queremos solicitar a interveniência do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública da União não meçam esforços para garantir uma mesa de negociação diante deste conflito contando com a presença das Ouvidorias da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), das lideranças indígenas e suas organizações como por exemplo o Instituto Kabu.

Lembremos de Isaías 60:21 - Então todo o teu povo será constituído de pessoas justas, e possuirá a terra para sempre. Ele é, portanto, o Renovo que plantei, obra das minhas próprias mãos, a fim de manifestar ao mundo a minha Glória.

Pelo dialogo, paz e o respeito entre as culturas.

Dom Roberto Francisco Ferrería Paz

Bisco Diocese de Campos (Dioecesis Camposinus)

Bispo animador das Pastorais Ambientais no Brasil.

Rio de Janeiro (RJ) 21 de agosto de 2020 (Festa de São Pio X)

 

 

 KAYAPO01

 KAYAPO02

 KAYAPO03


Artigos relacionados

Pastoral Indigenista

Morrem indígenas Yanomami por Covid-19

Morreu um jovem Yanomami por Covid-19, em Roraima, ele é  a terceira vítima fatal da Covid-1...
Pastoral Indigenista

VAGA-LUME: LUZ DE SABEDORIA ANCESTRAL

SAÚDE E IDENTIDADE INDÍGENA, UM DIREITO CONSTITUCIONAL Apresentamos nesta ocasião um fragmento d...
Pastoral Indigenista

Vaga-lume: Luz de Sabedoria Ancestral

NOSSA LUTA É PELA VIDA "O ataque aos povos indígenas é um ataque à própria Terra. Por isso a lut...
Pastoral Indigenista

Bispos repudiam projeto de lei de mineração em terra indígena

Os bispos repudiam também as iniciativas do Governo Federal que atingem os povos isolados de rece...