Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O jornalismo que incômoda


U m amigo missionário no México mandou- -me um e-mail salientando que “49 profissionais de mídia foram assassinados no mundo em 2017 e que, em 2018, foram 87. Além disso, o número de jornalistas presos também aumentou”. E acrescentou: “O México continua sendo um dos países mais perigosos para os profissionais da imprensa, ao lado de Síria, Afeganistão, Somália e Paquistão”.

A partir desse cenário, concluo que o amor pela ética, pela justiça e pela esperança, além de uma forte paixão pela própria profissão, fez com que vários jornalistas tenham conscientemente assumido os riscos de serem presos e até mortos.

A ética no jornalismo gera informação verdadeira e espalha esperança. “As guerras começam a terminar quando começamos a vê-las. Somente se fizermos isso, elas poderão acabar”, disse um dia o jornalista Marco Tarquínio. As notícias verdadeiras iluminam e procuram, ‘não a espetacularização dos fatos de sangue’ e, sim, a divulgação dos sofrimentos, dando voz a quem não tem (e talvez nunca teve) voz.

Sabemos que neste mundo digital e cada vez mais tecnológico a tentação do comodismo é grande, assim como o perigo da indiferença. Os jornalistas éticos e dedicados, responsáveis pela verdade e pelo bem comum, não se acostumam com o mal e a violência e se tornam, através das próprias palavras e atitudes, pequenas luzes que iluminam as consciências dos povos e das pessoas.

O jornalismo é muito mais do que uma simples profissão ou diversão; de certa forma é um estilo de vida, é uma tarefa cotidiana que envolve valores, coerência, respeito, credibilidade e maturidade humana e (por quê não?) Espiritual.

 Quantos missionários e religiosas consagradas vivem a missão aqui e além-fronteiras escrevendo artigos, enviando mensagens, compartilhando fatos, situações e iniciativas de solidariedade! Neste sentido, conhecer a verdade dos acontecimentos estimula a nossa consciência para enxergamos não somente as causas ou os responsáveis e sim as soluções e os caminhos para o bem prevalecer e se espalhar.

Para construir um futuro com menos pessimismo e mais participação, menos resignação e mais solidariedade. Precisamos de comunicadores corajosos. De jornalistas que assumam com dignidade e ética a responsabilidade de informar e de conscientizar com transparência e honestidade, transmitindo, não ideologias ou interesses materiais, mas afirmando a verdade e buscando sempre o bem e o bem comum.

Pe. Gabriel Guarnieri, sx.


Artigos relacionados

Artigos

Viver um amor que impulsiona!

Alguns dias cheguei na Itália, na Casa Mãe dos Missionários Xaverianos em Parma, todos me...
Artigos

Uma Igreja Pobre, para os Pobres, com os Pobres e dos Pobres

Tive a graça de participar do 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que aco...
Artigos

RECONHECIMENTO AOS XAVERIANOS DE LARANJEIRAS DO SUL

Nesta segunda-feira, dia 23 de agosto de 2021, na Câmara municipal de Laranjeiras do Sul, foi rea...
Artigos

O Espírito Santo sopra a partir de baixo

A Igreja da América Latina perdeu o passado 22 de maio, um dos grandes teólogos, o jesuíta Victor...