Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

61ª Assembleia Geral da Conferência da CNBB


Os 442 bispos estão buscando encontrar caminhos de evangelização no Brasil. Para isso tem se reunido na 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que está sendo realizada de 10 a 19 de abril de 2024 em Aparecida.

A Assembleia e os temas que nela são tratados são um bom momento para a Igreja católica poder se questionar sobre o papel a ser desenvolvido no mundo atual, até que ponto as propostas da Igreja católica encontram ressonância na sociedade atual, se o povo brasileiro está atento e está interessado pelas propostas que a Igreja faz.

A boa notícia do Evangelho tem perpassado a história ao longo de 20 séculos, se tornando luz na vida do povo, fonte de vida para muitas pessoas, em diferentes momentos, culturas, lugares, realidades. Uma boa notícia que tem impactado positivamente a realidade social, marcando o caminho a seguir como fonte de plenitude para muitas pessoas.

Será que isso continua sendo uma realidade? A Igreja católica no Brasil está conseguindo aproximar as pessoas do Evangelho, fazer que Deus seja experimentado como alguém próximo? O povo brasileiro continua encontrando na Igreja católica a orientação para se aproximar do Deus encarnado, do Deus que em Jesus Cristo se fez gente para caminhar no meio de nós?

Os bispos querem refletir sobre os passos a serem dados nessa perspectiva, sobretudo com os jovens, que tem uma estrutura mental completamente diferente daquela que está presente na mente dos adultos e daqueles que querem encontrar o caminho a seguir como Igreja.

Do mesmo modo que ao longo da história a Igreja foi encontrando o caminho para que o Evangelho se fizesse presente na vida do povo, hoje, em um tempo em que as mudanças acontecem muito rápido, o desafio continua presente e a Igreja é desafiada a continuar dando respostas, oferecendo perspectivas que façam com que as pessoas se aproximem de Deus.

Fazer com que as pessoas se encantem com Deus, com que as pessoas voltem a se encantar com Deus, pode ser considerado um dos grandes desafios da evangelização no mundo atual. Um trabalho a ser realizado em comunhão, juntos, como Igreja sinodal, em saída, que não tem medo de ir ao encontro do povo, ao encontro dos jovens, ao encontro daqueles que pensam de modo diverso.

É tempo de agir com coragem e ousadia, de não ter medo de novas propostas que ajudem a que as pessoas sintam o Evangelho como algo cada vez mais ligado à vida do povo. Não é fácil, mas vale a pena o esforço para encontrar juntos o caminho a seguir como Igreja e que ela possa fazer com que o povo se interesse pela boa notícia do Evangelho, por aquilo que tanto bem tem feito ao longo da história a tantas pessoas.

cnbb2

cnbb1

Luis Miguel Modino, (fonte: cnbbnorte1.blogspot.com)


Artigos relacionados

Artigos

O amanhecer de um novo jeito de ser Igreja: 50 anos do Vaticano II

As pessoas de mais idade devem se lembrar que, quando crianças, o padre celebrava a missa em lati...
Artigos

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA A QUARESMA

"Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus" (2 Cor 5, 20) Queridos irmã...
Artigos

Jovens, fé e vocação!

“Quem de verdade se encontrou com Jesus Cristo deve anuncia-lo”. (Novo millennio ineunte, 40...
Artigos

Epifania do Senhor, a salvação é para todos

A festa da Epifania é a grande convocação universal que Deus faz, a fim de que todas as nações e ...