Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O Espírito Santo sopra a partir de baixo


A Igreja da América Latina perdeu o passado 22 de maio, um dos grandes teólogos, o jesuíta Victor Codina, boliviano nascido na Espanha em 1931. Em 1982 mudou-se para a Bolívia, onde se tornou referência na reflexão teológica do continente e na formação desde a base.

Um Evangelho da realidade

Uma Igreja latino-americana que "depois do Concílio procurou discernir os sinais dos tempos", o que a levou a "descobrir a situação de pobreza e injustiça e que o Evangelho tinha de partir desta realidade e da opção pelos pobres", insistiu o padre Codina, vendo a dimensão dos pobres como uma dimensão essencial, mas reconhecendo as contradições que existem "entre aqueles que se dizem cristãos e a práxis social e evangélica".

Uma de suas últimas grandes contribuições à Igreja foi ser especialista no Sínodo para a Amazônia, onde teve papel de destaque, sendo uma das canetas que redigiu o Instrumento de Trabalho que serviu de ponto de referência para os debates realizados na Assembleia Sinodal. Há quatro anos, insistiu na inculturação, na intercuturalidade e no diálogo intercultural, apelando à reflexão sobre os elementos que devem estar presentes no trabalho da Igreja com os diferentes povos.

O Espírito Vem Antes dos Missionários

Uma obra em que "os missionários estão sempre atrasados, o Espírito chegou antes", a ponto de dizer que "as religiões que os povos vivem antes da chegada dos missionários não é coisa do diabo, mas do Espírito, que poderia ser misturado com as limitações humanas, como também acontece na Igreja". Por isso, ele chamou a "fazer um processo de discernimento, mas reconhecer que o Espírito está lá".

Codina sempre optou por uma Igreja que não estivesse fechada em si mesma, desafiada a descobrir que o Espírito também está onde quer que a Igreja vá. O oposto dessas atitudes é mostrar "falta de fé no Espírito", disse ele na ocasião. Um Espírito que "age de baixo, dos pobres, dos diferentes, dos indígenas, e dentro dos indígenas das mulheres. Por isso, Codina afirmou que "o que temos que fazer é ouvi-lo", uma escuta que depois do Sínodo para a Amazônia promoveu as mudanças que a Igreja está vivendo e que, entre muitas outras, devemos agradecer ao pensamento do padre Víctor Codina.

Que o seu contínuo chamado a escutar o Espírito na voz dos povos nos ajude a compreender e imitar a acção de Deus na história, a ser uma Igreja atenta aos seus clamores, a deixar de ser uma Igreja "ainda distante, colonial, clerical, imponente, alheia às suas línguas, culturas e espiritualidade, mais a visitar do que a ser presença próxima". Ser uma Igreja que se engaje em "denunciar profeticamente a injustiça dos poderosos e buscar uma conversão ecológica integral da sociedade e da Igreja, construindo uma Igreja com rosto amazônico, salvando a Amazônia e o planeta terra".

codina

Luis Miguel Modino


Artigos relacionados

Artigos

Jovens, fé e vocação!

“Quem de verdade se encontrou com Jesus Cristo deve anuncia-lo”. (Novo millennio ineunte, 40...
Artigos

“Ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres”

“Ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres”. A frase de João Paulo II re...
Artigos

A família como vai?

Recentemente, um amigo missionário no Congo me mandou um e-mail sobre um estudo chamado “paz nas ...
Artigos

Mensagem final do encontro de formação permanente de Kinshasa

Chegando ao final da nossa formação permanente em Mbudi – Kinshasa, na República Democrática do C...