Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Um testemunho que provoca...


 

Me chamo Ivanildo de Sousa Quaresma, Missionário Xaveriano, nasci em 15 de novembro de 1983, em Abaetetuba, no estado do Pará. Sou o quarto de 05 filhos e vivi em um ambiente totalmente católico, pois desde criança minha família me ajudou a vivenciar a fé por meio da oração e do testemunho de vida.

Acredito que minha família tem sido fonte de amor, inspiração e aprendizado. Em casa desde pequeno aprendi com meus pais a ouvir o Evangelho, orar e agradecer ao Senhor pelo dom da vida. Eles me ensinaram o valor do respeito, da amizade e da ajuda mútua entre as pessoas. Lembro-me como se fosse ontem, minha mãe me dizendo que Jesus é o maior presente que uma pessoa pode receber na vida. Cresci sabendo que a vida não é minha, que não posso fazer tudo o que quero. Foi Deus quem me concedeu, e, portanto, deve ser bem cuidada e colocada a serviço dos outros. O testemunho de vida e o amor entre meus pais fizeram nascer em mim o desejo de compartilhar com outras pessoas os dons que o Senhor me deu.

Outro lugar importante e significativo para a minha vocação foi a minha paróquia São Domingos de Gusmão, onde continuei a viver o caminho da fé e fiz a experiência de ser amado por Deus. Lá fui batizado e me preparei com muita alegria para receber minha Primeira Comunhão e continuei assim a amadurecer minha vida de fé junto com as pessoas que faziam parte desta Igreja. Depois dos sacramentos de iniciação, comecei a colaborar em diversos trabalhos na paróquia, como animador de adolescentes, jovens e catequistas. Senti-me feliz e realizado como cristão. Aos poucos fui descobrindo que a fé se fortalece com dedicação, confiança e doação.

Sempre respirei um ar missionário em minha paróquia. Por ali passaram missionários Salesianos, Franciscanos, Barnabitas. Todos fizeram um bom trabalho de evangelização, mas adorei o jeito dos Missionários Xaverianos, que falavam com entusiasmo e alegria de Jesus Cristo para mim e outros jovens. Eles nos apresentaram a realidade da missão da Igreja nos diversos continentes, os seus múltiplos desafios, as dores e as alegrias da missão e dos missionários. Eu, em particular, descobri que ainda havia muitas pessoas que não conheciam Jesus porque não havia missionários. Isso era absurdo e me parecia inadmissível. A realidade da ignorância de Cristo por parte de muitas pessoas me impressionou demais. Fiquei muito triste. Tudo isso fez nascer no meu coração o desejo de ser missionário, com o objetivo de anunciar Jesus e o seu Evangelho aos que ainda não o conhecem.

Comecei a sentir uma grande inquietude e gratidão pelos missionários que com suas palavras e testemunhos me possibilitaram conhecer melhor Jesus. Acima de tudo, pela audácia, pela coragem de ter deixado casa, família, país, tudo, para ir a esses lugares distantes anunciar o Evangelho de Jesus com alegria e amor. Reconheci que tive a sorte de ver e ouvir estes testemunhos e por isso não podia ficar indiferente a esta realidade. Ressalto que o testemunho desses missionários - o modo de rezar junto com os outros, o modo sereno de se relacionar com as pessoas, a convivência, o cuidado com cada pessoa, a atenção e a preocupação com a formação dos leigos, o entusiasmo e a alegria que os caracteriza - me fez querer seguir a Cristo como eles o seguiram.

grupo misssionário

Quando nos anunciaram o evangelho e disseram que devíamos partilhar a experiência de fé, testemunhá-la, anunciar a Boa Nova, porque é o mandato que o Senhor confia a cada um de nós e a toda a Igreja, isso fez arder o meu coração. E penso no que São Paulo disse: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9, 16). Eu estava ciente de que meu continente, meu país, meu povo, haviam recebido o anúncio do Evangelho e que havia dado frutos e que agora era minha vez de anunciá-lo aos outros. Cabe a nós compartilhá-lo.

Assim fiz minha formação para ser missionário, parte no Brasil e parte na Itália. Entrei no seminario dia 13 de feverreiro de 2006 e iniciei os estudos superiores: Filosofia, em Ananindeua, no Pará, e a Teologia na Italia, país onde fiquei até ser ordenado diácono em 8 de dezembro de 2015. No 27 de agosto de 2016 fui ordenado sacerdote e destinado como missionário para a Europa, especificamente na Espanha, cidade de Murcia, que fica no Sul do país. Em Múrcia estive por três anos e atualmente vivo em Madrid, capital e centro do país. Em nossa comunidade somos 05 xaverianos de três países e continentes diferentes: Espanha, Brasil e Indonésia.

DELEGAÇAO DE ESPANHA

Vivo o meu ser missiónario aqui na Europa com alegria, entusiasmo, e sobretudo, muita confiança em Deus, autor da minha vocação e minha inspiração diária. O trabalho missionário é realizado em conjunto com meus irmãos de comunidade, onde procuramos viver a unidade na sua diversidade. Penso que viver juntos essa multiculturalidade seja uma riqueza para a Igreja da Espanha e a mesmo tempo um grande testemunho missionário.

Minhas primeiras impressões ao chegar aqui foram muito positivas porque os espanhóis são pessoas muito acolhedoras, simpáticas e amigáveis. Temos muito em comum com o povo español. Além disso, em 2011, tive a oportunidade de participar da Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, e tinha ficado com aquela impressão de que a maioria da população aqui fosse evangelizada. Isso porque no periodo da JMJ a participação da juventude da espanha era intensa. Mas aos poucos fui vivenciando uma realidade totalmente diferente daquela de 2011.

Meu trabalho específico se realiza no âmbito da animação missionária e vocacional, acompanhando os jovens na sua inquietude, busca e descoberta de sua vocação no mundo, a fim de crescerem na amizade e intimidade com Cristo. Isso se dá através de retiros, formação missionária e acompanhamento espiritual. Também possibilitamos aos mesmo viverem uma experiência missionária em terra de missão onde os missionarios xaverianos estão presentes. A minha missão com esses jovens é ser um colaborador, alguém que caminha junto, que os estimula a encontrar tempo, lugar e disposição para estar com Deus, com os outros, e com eles mesmos. Não é uma missão fácil, pois, vivemos atualmente numa sociedade totalmente consumista. Uma sociedade com uma mentalidade secularizada, fundamentalista, onde muitos jovens parecem ter aprendido a viver sem Deus, com uma total indiferença a tudo o que tem a ver com a religião, com a Igreja. Atuar como missionário numa realidade assim é muito complexa. No entanto, esse contexto negativo não nos desanima pois somos anunciadores de uma Verdade que nos acompanha, que nos fortalece, que nos anima a superar qualquer dificuldade.

VIAJE A MARRUECOS

Durante o ano oferecemos aos jovens que acompanhamos e a outros que nos procuram muitas oportunidades para participar de atividades missionárias organizadas por nós. Como exemplo, cito a convivencia de verão em Marrocos. Passamos um mês com jovens provenientes da Espanha e Italia junto com aos imigrantes africanos que vivem em Marrocos e que desejam chegar à Europa. São dias cheios de atividades. Oração, trabalhos manuais pela manhã, e, jogos, formação pela tarde. Fazemos visitas às mesquitas, momentos de entretenimentos e momentos fortes de partilha de vida. É o momento em que os jovens imigrantes partilham as suas dificuldades para chegarem a Europa com o desejo de estudar, encontrar um bom emprego. Dizem também o quanto é difícil deixar a família, perder irmãos e amigos no deserto, pois, muitos morrem de fome e sede no caminho. 

Isso tudo toca muito a vida dos jovens europeus que acompanhamos. Ao voltar dessa experiencia, esses jovens querem mudar o mundo. Querem transformar a suas realidades. Desejam dar mais atenção aos imigrantes, abandonados, aos pobres, pois, compreenderam com essa experiencia que Deus habita a cada um deles. Então, o meu trabalho missionário é seguir acompanhando esses jovens, e ajudando-os a dar sentido  em suas escolhas de vida. Essa é uma experiência muito significativa para mim.

IMG 20190418 WA0028

Para terminar, quero convidar a cada um de vocês a viver a vida com intensidade, com alegria, com entrega constante, confiando totalmente em Deus. Só Ele pode ajudar a encontrar o nosso lugar no mundo. A encontrar e a viver com fervor a nossa missão nessa terra. Compartilho também com vocês a minha alegria de viver a missão e seguir Jesus Cristo, com estas palavras do Evangelho de Mateus 13, 44: Assim como o homem que encontrou o tesouro escondido no campo, depois vai cheio de alegria, vende todos os seus bens e compra aquele campo. Assim como aquele cidadão que vendeu tudo o que tinha para comprar o tesouro porque ali encontrou um grande valor, assim aconteceu comigo. Para mim, este tesouro é Cristo. Tê-lo encontrado, conhecido e seguido foi a melhor experiência que tenho feito na minha vida. Este encontro me abriu à uma vida intensa, apaixonada e alegre. Quero conformar toda a minha vida a Ele, enraizar minha existência na Dele, porque Ele é o meu tesouro. E viver a Sua missão é a minha alegria. Feliz mês missionário a todos! Conto sempre com as vossas orações!

(Pe. Ivanildo de Sousa, sx)


Artigos relacionados

Vocação

O Ser Humano é vocacionado

A Igreja católica do Brasil dedica o mês de agosto à oração pelas vocações: ao ministério ordenad...
Vocação

Um hino à família Religiosa

A seguir o Pe. Arnaldo De Vidi conta sua vocação e história vocacional como Missionário Xaveriano...
Vocação

Formação Vocacional on-line

Em 30 de abril de 2022, na modalidade on-line às 9:00hs, aconteceu o encontro da Pastoral Vocacio...
Vocação

Vocação e Experiência Missionária do Pe. Roberto

Padre Roberto Carlos (Missionário Xaveriano no México há mais de dez anos) neste segundo artigo, ...