Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Vocação Religiosa a serviço da missão


O terceiro domingo de agosto, celebramos a vocação da Vida Religiosa Consagrada. Também esse dia se inicia a terceira semana da Vida Consagrada de 21 a 27 de agosto de 2022, com o tema: “Ressignificar a Vida Religiosa Consagrada em uma Igreja Sinodal” e com o lema: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9). Que foram tema e lema da 26ª Assembleia Geral eletiva, que aconteceu no mês de julho em Brasília.

Sabemos que toda vocação é um chamado de Deus. Todas as vocações se definem como seguimento de Jesus. Porém, Jesus continua chamando homes e mulheres par o seguir e entregar sua vida a serviço do Reino, como Consagrados/as. O caminho vocacional é um processo, uma caminhada formativa progressiva que deve levar a uma doação total.

O religioso/a é chamado para viver e expressar de maneira mais radical o seguimento de Jesus, com a consagração religiosa, através dos votos de castidade, pobreza e obediência, vivendo em comunidade, como família que coloca tudo em comum. Neste sentido, para o Papa Francisco à vocação religiosa é um grande tesouro na Igreja, daqueles que seguem o Senhor de perto, professando os conselhos evangélicos. A profissão religiosa aprofunda a consagração batismal, que cria, pelo Espírito, a comunhão com Cristo. Na vida religiosa, essa comunhão se radicaliza através da profissão dos conselhos evangélicos, como fruto de um dom particular que Deus faz no Espírito.

Ser religioso ou religiosa significa estar comprometidos a trabalhar com dedicação total no anúncio do Evangelho, o que significa uma disponibilidade total na construção do Reino de Deus. Portanto, o consagrado/a é uma pessoa que tem a capacidade de se inserir e de dialogar com a modernidade para transforma-la segundo o evangelho. O diálogo como abertura ajuda a acolher integrar as mudanças da sociedade de maneira positiva e serena, servindo à missão como autênticos profetas.

Na atualidade a Vida Religiosa é formada por pessoas vindas de diversas realidades, culturas, idades... o que exige amor, respeito e colaboração para viver em comunidade com alegria; sendo testemunhas com os privilegiados do Reino, isto é, os pobres, os fracos, os marginalizados pela sociedade, as vítimas da opressão e da injustiça.

Para os Missionários xaverianos a vida apostólica missionária, unida com a Vida Religiosa Consagrada são um carisma único e incindível. Os Xaverianos são enviados a povos e grupos humanos não cristãos, fora do próprio ambiente, cultura e Igreja de origem.

religiosa

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Vocação

Vocação: deixar tudo para ganhar tudo

A resposta ao chamado de Deus representa o terceiro momento que caracteriza os elementos fundamen...
Vocação

Encontro on-line do SAV xaveriano

Aconteceu em 25 de junho de 2022, às 9:00hs o segundo encontro do SAV (Serviço de Animação Vocaci...
Vocação

A vocação a qual fui chamado não podia ser maior, nem mais nobre!

Desde a minha entrada na congregação dos Missionários Xaverianos, fiz uma longa jornada. Primeiro...
Vocação

Experiência Vocacional Missionária Nacional

A I Experiência Vocacional Missionária Nacional, realizada em sintonia com a caminhada missi...