Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A VOCAÇÃO DA FAMÍLIA


No mês de agosto a Igreja no Brasil celebra o mês vocacional. O segundo domingo do mês é o dia dos pais e somos convidados a refletir sobre a vocação da família, dando início a semana da família que este ano tem o tema: "Amor familiar, vocação e caminho de santidade". Acontece de 14 a 20 de agosto.

Na atualidade a família vem passando mudanças profundas e constantes dos padrões tradicionais. Os valores religiosos e costumes mudaram. Nas famílias existe a diminuição de filhos. A vida muitas vezes, passa a ser resumida na valoração de coisas supérfluas, com um progressivo aumento do relativismo.  

Tradicionalmente a família era formada por pai, mãe e filhos, sendo que o pai era o provedor do sustento, a mãe tinha a obrigação do cuidado doméstico e da educação da prole, os filhos deviam obediência e respeito aos pais. O casamento era por toda a vida.

Hoje o modelo tradicional da família ganhou outros contornos, sendo a mãe também é provedora do sustento, o que leva a ter menos filhos e ser ausente do lar. Existem famílias de mães solteiras, viúvas ou separadas. Os laços do casamento são frágeis. Têm muitas famílias na segunda ou terceira união.

Os filhos são criados em instituições educacionais como creches, pré-escolas e escolas, ou pelos avós porque os pais trabalham, substituindo sua função, contudo a escola não deve existir sem a família e nem a família sem a escola.

Também a família enfrenta a dificuldade do desemprego, da desintegração familiar, da violência de tipo sexual, física, psicológica... entretanto, não podemos esquecer que a família é célula da sociedade e da Igreja com caráter indissolúvel, aberto à vida, promovendo a dignidade da pessoa humana.

A família não é apenas instituição natural ou social; é uma vocação, um chamado de Deus desde o começo da humanidade (cf. Gn 1,27), de modo que “pertence à natureza humana que o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementariedade” (DAp 116). É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (DAp 118). Onde existem o amor e a fidelidade Deus está presente.

Rafael Lopez Villasenor, sx

pais


Artigos relacionados

Vocação

Por escutar uma voz que disse que faltava gente para semear…

“Aquilo que não estava nos meus planos, estava nos planos de Deus” (Edith Stein) Sou Xaveriano G...
Vocação

Um hino à família Religiosa

A seguir o Pe. Arnaldo De Vidi conta sua vocação e história vocacional como Missionário Xaveriano...
Vocação

Semana Vocacional em Hortolândia

De 01 a 04 de Agosto, na Paroquia São Guido Maria Conforti, em Hortolândia, Campinas, tivemos a S...
Vocação

Vocação do leigo na igreja e no mundo

Todos somos chamados à santidade. Ao mesmo tempo, cada pessoa é importante aos olhos do Senhor, q...