Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A Vocação do catequista, ser discípulo missionário


O Senhor Jesus chama pessoas para o seguirem e serem discípulos missionários. O chamado para o seguimento é o motor da ação do catequista. Portanto a primeira opção do catequista é ser discípulo missionário do Reino.

Ser catequista é consequência de ser discípulo missionário. Todo discípulo tem a consciência que deve anunciar o Evangelho e ir em busca de quem está ausente da vida da comunidade eclesial para reconduzi-lo a Jesus Cristo. Quanto mais intensa for a vida do discipulado, mais intensa será a vida de missionários.

O catequista é testemunha do Reino, que acompanha a experiência de fé dos catequizandos na vida da comunidade. Nunca se deve considerar como professor de religião, que ensina a doutrina cristã. A catequese há de ser um anúncio alegre da Boa Notícia encarnada na vida e não apenas uma doutrina ou moral. Por isso, o catequista deve estar integrado e agir em nome da comunidade, tendo a marca comunitária.

O catequista cuida a formação espiritual, participando da eucaristia, com a prática da oração e a escuta da Palavra de Deus. Ao mesmo tempo sabe que ele é um instrumento da graça divina. Vive a fé junto com os catequizando, sabendo que é o próprio Deus quem faz nascer, crescer e frutificar a semente da Palavra de Deus.

O catequista é presença amiga, acolhedora e solidária, visita os catequizandos e os integra na caminhada comunitária. Pela amizade e empatia é capaz de não desistir de ninguém, descobrindo em cada rosto a presença amiga de Jesus Cristo. Cada catequizando é único, por isso, vai ao encontro da vida real de cada pessoa, de suas dificuldades e problemas, sendo companheiro de caminhada na vivência comunitária da fé. É guia espiritual que acompanhando no processo de ser discípulos missionários.

O catequista é um pedagogo, que tem como modelo a pedagogia do próprio Jesus de Nazaré com os discípulos. Não despreza as dinâmicas educativas de trabalho em grupos, usando a força dos meios de comunicação social para transmitir o Evangelho. A catequese é a arte vivenciando a fé na comunidade. Portanto, o catequista deve estar sempre em formação se aprimorando no campo pedagógico, doutrinal e espiritual, sendo discípulo missionário.

cateq


Artigos relacionados

Vocação

Convivência Vocacional

Os Missionários Xaverianos estão convidando você jovem, acima de 15 anos, que deseja conhecer os ...
Vocação

Encontro Vocacional em Hortolândia

Aconteceu o primeiro encontro Vocacional no dia 24/03/2019 na Comunidade Nossa Senhora Auxiliador...
Vocação

Consagração missionária do Juliano

Falar de vida consagrada é falar de amor. O amor de Deus que escolhe e o amor da pessoa que abraç...
Vocação

O missionário embaixador da esperança

Quando fazemos uma análise de conjuntura das grandes transformações que marcam o contexto em que ...