Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


Uma brincadeira do Espírito...

Os Xaverianos da Colômbia e Xaverianos de Parma não são os mesmos, apesar do nome. Eu acabara de descobri isso durante a convivência vocacional. Foi ‘uma brincadeira do Espírito’, resumiu a Ir. Catarina, Xaveriana, quando lhe partilhei a minha história vocacional anos atrás. E realmente foi! Cruzar o Brasil de Norte a Sul não estava nos meus planos, mas Deus assim quis. Para mim, desde os primeiros contatos, a distância geográfica sempre apareceu como o grande obstáculo. Ao localizar no mapa do Brasil onde estava a Comunidade de Filosofia (Curitiba- PR) e calcular os gastos, era como se eu dissesse para mim mesmo “Esquece! Isso não acontecerá!” Mas, os contatos com o padre João Bortoloci eram sempre animadores e cheio de esperança. Acredito que se não houvesse pessoas como ele que ousassem apostar em mim, eu não cruzaria o Brasil para esta aventura. Digo ‘pessoas’, no plural, porque contei com a ajuda de muitos.

Em 02 de Setembro de 2011 padre João me escrevia “Giomar, ontem tive a curiosidade de procurar no mapa onde fica São Gabriel da Cachoeira. É longe demais. Seu pároco falou que ela é o chapéu do Brasil. Tentei ver a distância, as estradas e sempre me falava que não tinha condições de calcular.” E ele sempre me lembrou que a distância era um desafio, mas que encontraríamos meios, caso eu quisesse de fato me enveredar na aventura xaveriana. E Deus tem seus recursos para nos conduzir através das pessoas. Eu gostei do que conheci na Convivência Vocacional, apesar do desafio da missão ad gentes. E aqui estou, graças a Deus, respondendo aquele mesmo convite para partir com Ele.

Saltar para mais longe...

Após a minha primeira Profissão Religiosa celebrada em 02 de Julho de 2017, fui enviado para as Filipinas, Ásia, para os estudos teológicos e experiência missionária além fronteiras. Cheguei na cidade de Manila, no dia 13 de Agosto do mesmo ano, para integrar a Comunidade Internacional de Teologia. E esses quatro anos que alí estive foram tempos de respostas para as minhas muitas perguntas. Somente lá eu pude ter uma visão panorâmica da minha viagem vocacional, compreender aspectos que eu nunca pensara antes, e se espantar, se admirar com a maneira que Ele utilizou para me cativar, amparar, me convencer que este é o meu chamado... Enfim, é como ele disse ao profeta Jeremias “Antes de eu formar você no ventre da sua mãe, já o conhecia” (Jr 1,5) Deus sempre esteve em fatos, lugares, pessoas,... que eu não fui capaz de perceber antes. Agora fazia sentido. E Deus permanecia alí dizendo “Venha, e veja!” (Jo 1,39)

B 90

Um chamado diferente...

A minha escolha vocacional como Irmão Xaveriano causou estranheza para alguns, mas é o que Deus me chamou e me chama a ser, dia após dia. Eu tenho certeza que comprei o campo que guarda o tesouro falado pelo Evangelho (Mt 13, 44). Apostei tudo que eu tinha nele. Assim fazem todos os vocacionados. Não poderia ter feito outra escolha. Isso é significativo! Penso que aqui está a resposta para quem se questiona “O que eu devo escolher?” Escolha aquilo pela qual gastaria todo o teu “dinheiro”.

A alegria daquela visão panorâmica de minha jornada vocacional me ajudou também a olhar a profundidade da minha escolha, e ela se nutre numa resposta diária, como qualquer outra vocação. A graça de Deus e o nosso esforço humano vão juntos, nos fazendo e refazendo a cada instante por diferentes meios. Aquilo que eu abracei continua se intensificando nesses anos. Por essa razão preciso sempre lembrar para mim mesmo “Não esquece quem te trouxe aqui!” Manter este encontro com Ele é fundamental.

Por fim, tenho aprendido que: preciso ter raizes sólidas na fonte (Deus) para permanecer sendo um instrumento do seu amor em qualquer lugar que eu for plantado; cultivar uma dose de “teimosia” para seguir adiante pelo Reino, mesmo quando o terreno não for favorável. É preciso construir o terreno; ter amigos, irmãos, irmãs, para partilhar e celebrar a aventura da viagem. Faz muita diferença perceber que não viajamos sozinhos. Deus nos abraça, encoraja, cuida, forma, ama, através dos outros.

Que a minha vocação, assim como qualquer outra desse mosaico elaborado continuamente por Deus colabore na construção de um mundo melhor, o Reino de Deus! Continue rezando por mim! Um grande abraço!

Giomar Henrique SX


Artigos relacionados

Vocação

“PRO-VOCAÇÃO” DA ESCOLA PARA ANIMADORES VOCACIONAIS

Do dia 22 até o 28 de janeiro de 2023, no centro de cultura de Brasília (CCB), aconteceu o primei...
Vocação

Conversas II

Os namoros... Bem, a vocação é uma descoberta que exige saídas e se dá em processos. Deus é cria...
Vocação

Vocação e Experiência Missionária do Pe. Roberto

Padre Roberto Carlos (Missionário Xaveriano no México há mais de dez anos) neste segundo artigo, ...
Vocação

Vocação do Pe. Roberto, Deus chama e envia

O Pe. Roberto Carlos Marques da Silva é Missionário Xaveriano, natural de Sumaré (SP), ordenado s...