Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Vocação do Pe. Roberto, Deus chama e envia


O Pe. Roberto Carlos Marques da Silva é Missionário Xaveriano, natural de Sumaré (SP), ordenado sacerdote em 15 de agosto de 2003. Nós conta a história de sua vocação missionária. Atualmente trabalha no México na formação de novos missionários, há mais de dez anos.

san juan semO nascimento da vocação parte sempre da iniciativa de Deus, que em todos os tempos continua escutando “o clamor do seu povo”. Ele chama e envia que seja proclamada a boa notícia da sua presença e proximidade, que é a manifestação do seu amor por todos os seres humanos.

Ser missionário é justamente experimentar na própria vida a este chamado, que exige de nós uma resposta pronta, generosa e alegre, de pôr-se a serviço de Deus na missão. Deus chama e envia para que o mundo saiba que Ele não está morto, mas que segue mostrando o caminho da vida. Ele chama e escolhe e envia aonde quer que vaiamos.

Esta história começou há muito tempo. Aos 13 anos comecei a ajudar como “coroinha” na então comunidade de São Paulo Apostolo em Sumaré, SP. Nosso pároco era um gigante: Padre Ângelo Mariguetto. Um santo homem, que dedicava muito do seu tempo a visita das comunidades da paróquia, especialmente as mais pobres. Naquele tempo estavam nascendo as comunidades do jardim Picerni e Jardim Lucélia. Me lembro que aos sábados íamos um grupinho de amigos a dar catequese as crianças daquelas comunidades.san juan xaverianos

 Engajado na comunidade e sentindo que para isso Deus me chamava, falei com o Pe. Ângelo sobre meu desejo de entrar no seminário. Como na Arquidiocese tinha fechado o seminário menor, padre Ângelo me aconselhou fazer o ensino médio e continuar conversando sobe o chamado de Deus. Como reprovei o segundo ano do ensino médio, Pe. Ângelo me pediu que esperara um pouco mais para discernir minha vocação. Foi então que prestei o vestibular e fui estudar Psicologia na UNIMEP. Foi uma experiência gratificante a pesar dos sacrifícios: viajar todos os dias, trabalhar durante o dia inteiro e estudar a noite e aos sábados ter aula até as 6 horas da tarde até terminar a faculdade.

No último ano de Psicologia me mudei para Piracicaba, pois tinha conseguido um trabalho na área de Psicologia na empresa DEDINI. Foi quando fui morar na paróquia da Pauliceia e aí conheci aos Missionários Xaverianos.

Convidado pelo Pe. Joao Botoloci para avaliar aos seminaristas que estavam naquela comunidade. Foi então que me convidou para fazer um acompanhamento vocacional. Era o ano de 1996, um ano depois da celebração do centenário da Congregação e ano da beatificação de São Guido.

san juan mariachiEntrando na família xaveriana, depois dos estudos iniciais e noviciado vem a minha primeira destinação: fazer teologia na Cidade do México. Foi nesse tempo que me apaixonei por aquele país. Tudo era novo. Estudei o espanhol durante 3 meses com um professor particular e um mês em Guadalajara para aprender os verbos reflexivos. Comecei o curso de Teologia no Instituto Intercongregacional, um consorcio entre várias congregações para oferecer um curso de formação teológica de qualidade aos seus estudantes.

Estes foram os melhores anos de formação: viver rem uma comunidade que começava a ser internacional, aprofundar no sentido da missão, conhecer uma nova cultura e integrar-me nela, aprendendo a amar tudo o que eles amavam.

A inserção na comunidade local, a religiosidade popular, a comida, a alegria dos mexicanos, contagiou minha vida e me entreguei de cheio ao sonho da consagração religiosa xaveriana para sempre. Terminada a teologia, fui destinado a trabalhar no Brasil, em Curitiba, na formação de futuros missionários. No entanto, o sonho de voltar para o México era constante. Depois de 6 anos trabalhando no Brasil, voltei para o México, onde me integrei na comunidade de San Juan del Rio, no Estado de Querétaro, a duas horas da Cidade do México. Começa a segunda fase do meu serviço na Missão.

Pe Roberto Carlos da Silva


Artigos relacionados

Vocação

Vocação ao sacerdócio

Em 2022, o tema escolhido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conf...
Vocação

Sacerdócio missionário

Everson Luiz Kloster será ordenado sacerdote em 20 de agosto, na Paroquia Imaculada Conceição, em...
Vocação

Três, dois, um... Feliz ano 2020!

Alegria e entusiasmo é o que temos no coração ao começarmos o novo ano de ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E ...
Vocação

FAMÍLIA XAVERIANA REALIZA 1° MÓDULO DA ESCOLA MISSIONÁRIA VOCACIONAL

Como testemunhou Charles de Foucauld a “principal missão da Igreja é o anúncio do evangelho”, alg...