Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


Os namoros...

Bem, a vocação é uma descoberta que exige saídas e se dá em processos. Deus é criativo e pedagógico em seu convite. Se conhecêssemos todo o caminho a ser trilhado antes mesmo de sair, acredito que não iríamos. Eu ao menos, não. 

Mas o trama vocacional é uma viagem que se empreende. Não tenho como fazer atalhos ou ter a segurança do que encontrarei ao final, aonde chegarei. É se lançar apesar do medo, da insegurança. É não pensar muito, pois, se penso muito acabo por criar argumentos para não embarcar. Hoje consigo identificar que sempre precisei sair, mesmo que “forçado” pelo meu contexto e pelos valores inegociáveis que meus pais tinham, como foi a educação, o estudo, para todos nós.

A primeira vez que embarquei para a capital do meu estado (Amazonas), também foi por razão vocacional. Eu acabara de concluir a minha primeira graduação em Educação (2008) e desejava conhecer a Vida Religiosa. E fiz a viagem de três dias de barco até Manaus. Já distante do meu munícipio, passando pelas comunidades ribeirinhas em que eu vivera com meus pais, me bateu um certo desespero e uma vontade de voltar atrás. Não voltei porque o barco estava no meio do rio, viajando. Que vergonha contar isso! Mas, é a história da minha busca que me trouxe até aqui.

As frustrações...

Se entendo a vocação como um relacionamento, então não se descarta as brigas, as crises, as decepções. Elas são parte do pacote da busca. Hoje compreendo que foram essas frustrações que me apresentaram à vida missionária. É claro que não se pode permanecer sempre lamentando, chorando as migalhas do que não deu certo. É preciso deixar que a vida siga o seu curso, não perdendo de vista o Chamado. Por isso gosto de associar a busca vocacional com a imagem do GPS ou outros aplicativos mais recentes de navegação. Essas imagens explicam para mim, a grosso modo, a maneira como Deus age quando enveredamos por rotas diferentes. Deus recalcula o caminho a partir do lugar em que eu estou. Em outras palavras: não há rotas que não me leve de volta à Deus. A recusa pode ser uma opção minha, mas Deus sempre está recalculando o trajeto e estabelecendo contato conosco. E o wifi de Deus nunca está fora de área. É como eu estou aprendendo nesse tempo.

Uma proposta além fronteira...

Pe. João Bortoloci e Professora Judite Marcondes - Visita à minha Comunidade em 2013

Iniciei o contato com os Missionários Xaverianos na metade de 2011, com o padre João Bortoloci, ano em que ocorreu a canonização de São Guido. A lembrança do nome “Xaverianos” me veio porque cheguei a encontrar durante a assembléia diocesana em minha cidade (São Gabriel da Cachoeira) alguns padres e irmãos deste instituto. Então ao buscar na internet pelo nome “xaverianos”, esta me direcionou para uma página do instituto apresentando quem eram, onde estavam, etc. E escrevi à eles me apresentando e desejando conhecê-los. Recebi muito rápido a resposta e uma calorosa acolhida, juntamente com uma ficha de acompanhamento. Os contatos foram assim se estabelecendo, mas eu achava estranho que ao perguntar pelos xaverianos que eu havia encontrado na assembléia diocesana, Pe. João não os conhecia. Mas, visto que eles trabalhavam na Colômbia, achei normal que eles não se conhecessem, tendo em conta ser outra região, outra delegação, etc. No entanto, quando tive a possibilidade de ir para o Encontro Vocacional em Novembro de 2012, em Curitiba- PR, vim a descobrir que os Xaverianos que eu encontrara em minha diocese eram os Xaverianos da Colômbia. E estes com os quais eu estava agora eram os Xaverianos de Parma. Que descoberta! E agora, o que fazer? 

[este é o tópico para a nossa próxima conversa, semana que vem]

Giomar Henrique SX


Artigos relacionados

Vocação

RUMO A DÉCADA DE MINHA VIDA SACERDOTAL MISSIONÁRIA ALÉM-FRONTEIRAS

“Que poderei retribuir ao Senhor por tudo aquilo que Ele fez em meu favor? Elevo o cálice da salv...
Vocação

Com Jesus em terras tailandesas...

Nesse mês de outubro somos chamados a lembrar e rezar pelos missionários, mulheres e homens espal...
Vocação

Mês Vocacional na Paróquia N. S. de Fátima

Este ano a paróquia Nossa Senhora de Fátima de Londrina (PR) viveu um mês vocacional de agosto di...
Vocação

Viagem missionária

Olá jovens de Concordia, Acará, Tomé Açu e Quatro Bocas renovo o convite para voces: partecipem d...