Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Celebrar a Festa de Pentecostes


Ainda estamos vivendo a alegria o Tempo Pascal, a caminho da grande festa de Pentecostes, na qual celebramos o começo da missão da Igreja com a vinda do Espírito Santo sobre a comunidade apostólica reunida em Jerusalém.

A Festa Cristã de Pentecostes é marcada pela efusão do Espírito Santo que lança e anima para a missão além-fronteiras, até os confins do mundo, essa é a vocação da nova comunidade do Crucificado Ressuscitado. Também é nossa vocação e da nossa comunidade de sermos discípulos missionários, anunciando Jesus Cristo nas nossas realidades.

Este ano, precisamos pedir ao Espírito Santo, muita luz para toda nossa Igreja que está em preparação do Sínodo sobre a Sinodalidade, um processo doloroso, que questiona a atuação e o jeito de sermos Igreja, é uma tarefa de renovação desafiadora que temos pela frente. Que o Espírito Santo nos ilumine como comunidade eclesial, em especial o Papa Francisco, que precisa de muita luz do Espírito Santo.

Vamos todos, nos Sintonizado no Amor, com o qual Cristo nos amou e nos ensinou a amar, realizando uma Festa de Pentecostes que nos fortaleça e ilumine na caminhada, para a luta cotidiana da construção do Reino de Jesus que também é nosso. Cada comunidade possui características próprias e se identificam melhor, por exemplo, com a realização de unidos, sintonizados como Igreja Sinodal.

Nesse processo a caminho do Sínodo sobre a Sinodalidade recordamos a oração que João XXIII formulou quando da instauração do Concílio Ecumênico Vaticano II, e juntos rezarmos:

“Repita-se, assim, na família cristã o espetáculo dos apóstolos reunidos em Jerusalém, depois da ascensão de Jesus aos céus, quando a Igreja nascente se encontrou toda unida em comunhão de pensamento e de oração com Pedro e ao redor de Pedro, pastor dos cordeiros e das ovelhas. E digne-se o divino Espírito ouvir da maneira mais consoladora a oração que todos os dias sobe de todos os recantos da terra: ‘Renova em nossos dias como que os prodígios dum novo Pentecostes, e concede que a Igreja santa, reunida em unânime e mais intensa oração com Maria, Mãe de Jesus, e guiada por Pedro, difunda o reino do divino Salvador, que é reino de verdade, de justiça, de amor e de paz. Assim seja’.”


Artigos relacionados

Teologia

Não havia lugar para eles! (Lc, 2,7)

As festas do fim de ano vêm acompanhadas de mudanças no comportamento nas nossas vidas: recebemos...
Teologia

Jesus morreu violentamente na cruz

Jesus morre condenado à morte e morte de cruz. Castigo de escravos e subversivos segundo a lei ro...
Teologia

Símbolos e significados do Advento

O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de mergulhar na liturgia e na mística cristã. De...
Teologia

Quaresma: um caminho feito com Jesus ao calvário

Estamos próximos do tempo de Quaresma, tempo de conversão, tempo marcado pela penitência, pela or...