Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Pascoa: expressão do amor de Deus!


 

Estamos celebrando, como cada ano, a Páscoa de Jesus. É o acontecimento mais importante da história da humanidade, pois Deus, querendo resgatar a obra da criação, envia seu filho amado como sinal de seu amor pela humanidade. Deus entra na nossa história para fazer dela sua história de amor.

Meditávamos ontem, na celebração da Paixão, como este amor-resgate, amor-esperança, amor-salvação, se torna esperança na paixão de nosso Senhor para a humanidade que, em todos os tempos, experimenta a dor do sofrimento e do egoísmo, muitas vezes frutos do coração humano.

A esperança na paixão de Jesus, se torna para nós expectativa, neste “Sábado de Aleluia”, de vida que renasce na Ressurreição. O amor do Pai pelo filho e no Filho amor pela humanidade, renasce com a alegria do Cristo vivo e sua vitória sobre o mal e a morte. A Páscoa de Jesus se torna para todos nós vida em plenitude na sua ressureição.

O fruto do amor é a vida nova oferecida a todos na Ressureição como dom da Graça, que em Jesus santifica todo homem e o leva a ter confiança e esperança de salvação. O Espírito Santo, dom prometido e dispensado aos que desejam se acercar a Deus, nos vai mostrando constantemente o dom do amor em Jesus Cristo de Deus, expressados na Paixão, morte e ressurreição do Senhor.

Como experimentar este amor num mundo cheio de contradições? A contradição da Cruz nos mostra que isto é possível graças Àquele que nos amou. O sinal de morte torna-se o Livro aberto de Deus que quer que a humanidade, ao contemplá-la, possa reler sua história como história de salvação. Amar exige crescer na fé no nosso Deus, que quer que todos os homens e mulheres participem da vida divina. A fé é um dom, um presente de Deus, que temos que pedir-lhe todos os dias: “Senhor, aumenta nossa fé”. Porque através da fé no Deus Amor, aprendemos a amar e a santificar nossa vida e a vida dos demais. A fé na ressurreição de Jesus nos faz participar do mistério de Deus que se revela no seu Filho.

Por isso, celebrar a Páscoa deve despertar em cada um de nós um sentimento de solidariedade com o que sofre e ao mesmo tempo a alegria que se renova como expressão do amor de Deus na vida nova oferecida por Cristo.

Que alegria experimentamos ao experimentar este amor! É Deus mesmo que se faz um de nós e nos mostra o melhor caminho para estar com Ele. Nossa esperança se renova na festa da Ressurreição. Nela contemplamos que o cristão não está fadado ao fracasso, que o mal não tem a última palavra em sua vida. Isso porque ele tem consciência do amor de Deus e que, com o coração cheio da alegria do Evangelho e da esperança cristã, sente a necessidade de testemunhar aos homens, mais com gestos do que com palavras, esse amor. A consciência do amor de Deus nos dá a coragem de enfrentar o mundo e de, no seguimento de Jesus, fazer da vida um dom de amor.

Maria, mulher da esperança no ajude e acompanhe para que possamos nos acercarmos a seu Filho Jesus, agora vivo e ressuscitado para a glória de Deus Pai. Amém.

Pe. Roberto Carlos Marques da Silva, sx


Artigos relacionados

Artigos

A devoção do papa para com Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro de 2019, no âmbito dos trabalhos do Sínodo dos Bispos para a Amazônia o Papa...
Artigos

Moçambique: obrigados a fugir dos conflitos em Cabo Delgado

Mais de 61.000 crianças foram obrigadas a fugir das suas casas em vários distritos da província d...
Artigos

Sacerdote para sempre!

O sábado 26 de setembro de 2020, às 10:00hs aconteceu a celebração Eucaristia, presidida por dom ...
Artigos

Ética, respeito e legítima defesa

Uma das coisas interessantes que sempre encontrei nos livros do teólogo Leonardo Boff é que ele c...