Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


Na semana Santa somos convidados a aprofundar e viver o mistério pascal, acompanhar as celebrações do tríduo pascal, contemplando o Cristo morto e Ressuscitado.

O domingo de Ramos iniciamos na semana Santa, também chamada de Semana Maior, já que nesta semana acontecem os maiores fatos da história da salvação. A maneira de Jesus encarar a paixão e a morte nos faz perceber que os caminhos de Deus são diferentes daqueles que, na maioria das vezes, nós optamos. Só um coração misericordioso e compassivo é capaz de uma entrega total e despojada.

O jeito de ser de Jesus nos convida à vigilância e à conversão do coração. O mundo em que vivemos costuma usar a dinâmica de pagar o mal com o mal, violência com violência... Diante desse mistério da vida de Jesus, como discípulos e discípulas, fiéis ao mestre, deixemo-nos conduzir pelo amor, como pessoas livres.

Na Quinta feira Santa começamos o tríduo pascal. Neste dia celebramos a instituição da Eucaristia na última ceia, o Lava pés como sacramento de amor e a instituição do sacramento da ordem.

Na ceia da páscoa, o povo de Israel faz memória dos atos libertadores de Deus ao longo de sua história. A Páscoa israelita é celebração da memória do grande acontecimento do êxodo.

As comunidades cristãs reúnem-se para celebrar a memória de Jesus morto e ressuscitado por meio da ceia sagrada. A Eucaristia é a grande graça que proporciona comunhão com o Senhor e com o próximo. Jesus, o Mestre e o Senhor, deixou o exemplo de serviço humilde como caminho de uma sociedade fraterna. Nós, como seus seguidores, não podemos quebrar a corrente do amor que nos une uns aos outros. Como fez Jesus, somos convidados a entregar humildemente nossa vida, promovendo as condições de vida digna para todos.

Na Sexta Feira Santa acompanhamos os passos do Senhor em sua paixão até sua entrega total na cruz. Contemplando e adorando o Crucificado, elevamos nossa oração por todas as pessoas com quem o sangue de Cristo nos fez irmãos, os sofredores que prolongam, hoje, o mistério de sua cruz. Comungando do seu corpo, recebemos força para viver da esperança e da vitória que nasce da cruz. Hoje já é Páscoa: Cristo, que morre na cruz, passa deste mundo ao Pai; do seu lado brota para nós a vida divina; passamos do pecado para a vida nova da ressurreição. É a Páscoa da cruz. Particularmente neste dia, somos convidados a um sincero pedido de perdão — acompanhado de jejum — pelos pecados que, como Igreja, cometemos — especialmente contra os crucificados de hoje.

 No Sábado de Aleluia somos iluminados e profundamente atingidos pela luz de Cristo ressuscitado. Fazendo memória das ações maravilhosas de Deus na história, renovamos nossa consagração batismal, pela qual somos conduzidos das trevas à luz admirável de Cristo. Celebramos a Páscoa de Jesus Cristo, “solenidade nova e universal, festa do coração, assembleia de toda a criação, alegria e honra do universo”. É a Páscoa da ressurreição!

A noite pascal é o grande sacramento da vida cristã. Batismo e eucaristia, que são o centro da liturgia que tornam presentes e atuais os acontecimentos que celebramos e nos comunicam a vida nova da ressurreição.

           


Artigos relacionados

Artigos

Ética, saúde... e smartphones

Olhar o interlocutor nos olhos se tornou opcional, e os sentimentos parecem anestesiados, adormec...
Artigos

“O quarto Andar”, lar dos missionários idosos.

Na cidade de Parma, no norte da Itália, no "Quarto Andar" da Casa Mãe dos Missionários Xaverianos...
Artigos

QUARESMA

Tempo de graça, mudança, conversão. Tempo de encontros e reencontros com o Senhor da Vida. Tempo ...
Artigos

Quaresma preparação para a Páscoa

Temos iniciado o período da quaresma, tempo de preparação para o mistério da Páscoa. Cada ano a I...