Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Ver, buscar e amar Deus no sofrimento do povo


No começo que cheguei na Amazônia, quando estava sozinho em casa à noite e não me sentia seguro, ainda sem conhecer a realidade e nem as pessoas, encontrei força e luz nas palavras do Fundador São Guido, tentando viver as palavras: espírito de fé viva que nos faz ver a Deus, buscar a Deus e amar a Deus em tudo.

Lembro-me especialmente, quando fui ameaçado por um fazendeiro que usurpou as terras dos pobres, expulsando-os das suas pequenas propriedades, porque eu os tinha defendido. Um dia, quando fui àquele povoado, me pararam dois pistoleiros que me disseram "volte para sua casa e fique fora da política. Basta ser padre".

Alguns meses depois, este senhor fazendeiro foi escolhido como padrinho para o batismo de crianças, cujos pais esperavam as roupas do batismo e os presentes, recusei-o a como padrinho porque não tinha feito o curso do batismo e não era um exemplo na comunidade. Humilhado, ele me disse: "cuidado para que não lhe aconteça nada". Procurei ajuda do Bispo, que conseguiu a maneira de mandar aquele senhor de volta a Portugal (as Autoridades Civis negado o Visto de permanência...).

Esta foi o jeito que entendi de ver Deus, buscar a Deus e amar Deus no sofrimento dos pobres. Sempre me comoveu ver como as pessoas pobres viviam a Sexta-Feira Santa. A cidade estava quieta, ao contrário dos outros dias, quando havia um movimento de pessoas indo e vindo no mercado para fazer compras. Na Sexta-Feira Santa, as pessoas ficavam horas na igreja para rezar e beijar o Crucifixo que compartilhavam concretamente com ele a paixão.

Tive muitas oportunidades concretas de ter presente Jesus Cristo, modelo incomparável de santidade, na oração, no altar, nos momentos difíceis e perigosos do ministério missionário, assim como no desespero, na solidão e na tentação.

Um aspecto muito importante na nossa vida missionária é formar a comunidade de pelo menos dois padres xaverianos, igualmente a partilhar com as Irmãs, com as quais rezávamos juntos e tínhamos encontros comunitários. As pessoas sempre apreciaram o fato de compartilharmos a vida e a ajuda financeira também com as Irmãs brasileiras. Assim, não se evangeliza apenas com palavras, mas com o testemunho concreto de vida.

Pe. Francesco Signorelli, sx


Artigos relacionados

Artigos

A vida é vocação

A vida é vocação na coerência do divino chamado Da parte dos irmãos cabe uma dadivosa resposta De...
Artigos

A missão de Jesus é nossa!

Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram,...
Artigos

Dia Mundial dos Pobres em plena pandemia

O murmurinho de uma Sala Paulo VI com 1500 pessoas que almoçam com o Papa Francisco deve ecoar ta...
Artigos

CEBs uma Igreja em saída por vida plena

A fé cristã é vivida em comunidade, caminhando junto com os outros, uma dimensão presente nas com...