Cada batizado um missionário

Outubro é o mês missionário, cada ano a Igreja nos convida a não esquecer a nossa vocação missionária. Este ano tem o tema: "Enviados para testemunhar o Evangelho da paz" e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) que vem ao encontro com a Campanha da Fraternidade que refletiu sobre a superação da violência.

Continue lendo

Caminhada missionária dos xaverianos na Tailândia

“Senhor, por meio do Fundador, nos reuniu em família religiosa, para tornar presente entre os não cristãos a Igreja que é comunhão e fraternidade nova em Cristo. Como família compartilhamos tudo...” (C. 35).  Nestas últimas duas semanas, estas palavras das nossas Constituições adquiriram particular relevância na nossa vida aqui na Tailândia.

Continue lendo

Quatro anos do martírio das missionárias xaverianas

  • Xaverianos do Brasil Sul
  • Missiologia

No quarto aniversário da morte das irmãs xaverianas Olga, Lucia e Bernadette mortas em Kamenge, na periferia de Bujumbura, Burundi, entre os dias 7 e 8 de setembro de 2014, publicamos trechos de um artigo escrito por Anna Trivellato, sobrinha da irmã Bernadette Boggian.

Continue lendo

O missionário deve estar amparado unicamente em Cristo

“O bastão e as sandálias são a dotação dos peregrinos, porque assim são os mensageiros do reino de Deus, não gestores onipotentes, não funcionários estáveis, não divos em turnê”. A missão tem um centro e a missão tem um rosto: estes são os dois pontos que resumem o “estilo missionário” destacado pelo Papa Francisco no Angelus deste domingo, 15 de julho.

Continue lendo

A “Igreja em saída” de Bergoglio: adesões e resistências do clero brasileiro

Para Oscar Beozzo, a grande novidade do pontificado é a proposta pastoral, mas que nem sempre é bem aceita e compreendida

O professor Oscar Beozzo elenca vários avanços de Francisco nesses cinco anos de pontificado. Entretanto, aponta como central a perspectiva da “Igreja em saída”. Ele destaca que o Papa “quer uma Igreja em saída, que aceite sujar pés e mãos para socorrer os necessitados e que seja um hospital de campanha para os feridos nas vicissitudes da vida”.

Continue lendo

ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA

De que falamos

Falamos de “espiritualidade” como espírito, força, jeito de ser e sentir, sentido que move, paixão que empurra e arrasta. Falamos de espiritualidade “missionária”, não no sentido amplo de “evangelizadora” ou “apostólica”, mas no sentido específico de “ad gentes”, tendo por objetivo os não-cristãos.

Continue lendo

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018