Educar o coração, São Guido Conforti

  • Rolando Ruiz Duran
  • Artigos

A celebração xaveriana do dia 05 de novembro, que faz memória de São Guido Maria Conforti, fundador dos Missionários Xaverianos, nos leva a seus escritos, em particular, a um texto inspirador para fazer o nosso processo de conversão a que todos estamos chamados. O número 7 do Capítulo Geral XVII dos Missionários Xaverianos, realizada há pouco mais de um ano, diz: "as repetidas interpelações do Papa Francis sobre a missão e a missionariedade, nos convidam a colaborar com um processo de "metanoia eclesial" (cf. RMi 49), por outro lado, nos convidam-nos a admitir que nós também como toda a Igreja, precisamos de uma profunda conversão. Na verdade, devemos reconhecer que não estamos em uma posição de vanguarda, mas estamos sendo desafiados pelo magistério papal a reexaminar nossa visão, a nossa maneira de ser, nossa espiritualidade e nossos projetos. Nós, portanto, precisam de "uma forte sacudida para impedir-nos contentar em conforto, a estagnação e calor, em termos de um determinado processo de discernimento, purificação e reforma (EG, 30)".

Continue lendo

São Oscar Romero, um santo para nosso tempo

  • Maria Clara Lucchetti Bingemer
  • Artigos

A santidade pode acontecer sem direta e necessária conexão com a moralidade, em especial dentro dos parâmetros casuísticos como tem sido concebida. Juntamente com esta afirmação está a convicção de que a santidade não ocorre necessariamente dentro dos cânones habituais de uma instituição religiosa.

Continue lendo

São Francisco Xavier, padroeiro das missões

  • Geovani Saraiva
  • Artigos

Cofundador da Companhia de Jesus (Paris, 15 de agosto de 1534), foi pioneiro ou precursor da ação missionária, de ir aos confins do mundo. O Padroeiro das Missões marcou em profundidade uma época. No outubro missionário, agradecemos ao nosso bom Deus, voltando-nos para a figura inquestionável de São Francisco Xavier (1506-1552), Padroeiro das Missões.

Continue lendo

Amazônia, terra de missão

  • Francisco Javier Martinez
  • Artigos

A série “Amazônia: Terra de missão e comprometimento com o Reino de Deus e o bem-viver” continua com o testemunho missionário do padre Francisco Javier Martinez, espanhol da Pia Sociedade São Francisco Xavier para as Missões Estrangeiras, a congregação dos Xaverianos. O padre é vigário paroquial em uma paróquia da arquidiocese de Belém (PA). Sua relação com a Amazônia teve início há nove anos, quando veio ao Brasil para uma experiência ainda antes de fazer os votos perpétuos na congregação. Atualmente na capital paraense, padre Francisco tem marcas profundas do tempo que esteve no sul do estado.

Continue lendo

Muita festa no dia dos mortos no México

  • Rafael Lopez Villasenor
  • Artigos

Para a cultura mexicana os mortos não morreram totalmente, mas continuam vivos nas tradições populares. O dia dos mortos é uma festa colorida, celebrada com alegria irônica, com oferendas de comidas, flores, bebidas alcoólicas, incenso, velas! A festa é celebrada de maneira muito especial e única, nos dias 01 e 02 de novembro, conservando tradições regionais próprias das culturas tradicionais de cada lugar e família, que tem origem nas memórias indígenas. Nesta data se recordam e se homenageiam todos os entes queridos que passaram para "outra vida". É uma devoção que mistura o sagrado e o profano, o medo e a ironia. No dia dos mortos a morte é ridicularizada em charges, caveiras de açúcar com nomes, pão dos mortos (pão em forma de osso polvilhado com açúcar ), músicas, bebidas alcoólicas, entre muitas outras formas.

Continue lendo

Dom Oscar Romero, o primeiro Santo de Medellín

  • Mário Menin
  • Artigos

Este ano é marcado pelo aniversário de muitos eventos, que transformaram profundamente a história dos últimos cinquenta anos, como o maio francês, a primavera de Praga, o massacre dos estudantes na Cidade do México, o assassinato de Martin Luther King... esta lista tem também vários acontecimentos que marcaram a Igreja, como a Conferência do Episcopado Lati-americano de Medellin, que mudou o rosto da Igreja do continente.

Continue lendo

As eleições no Brasil e a religião

  • Maria Clara Lucchetti Bingemer
  • Artigos

Passou o primeiro turno das eleições, mas não a perplexidade. Esta, ao contrário, aumentou. Por quê? Primeiro, por causa da onda avassaladora que emergiu das urnas, transformando radicalmente a configuração política do Brasil em sua quase totalidade. Em seguida, pela percepção de um novo elemento que despontou como protagonista nos resultados dessas eleições: a religião.

Continue lendo

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018