Testemunho de Vida e Missão do Pe. Leão

Pe Leão Occhio comemorou 60 anos de sacerdócio no passado mês de janeiro e estava prestes a fazer 91 anos de vida em 02 e dezembro. Viveu a vida inteira dedicada ao povo brasileiro, com um coração generoso, um sorriso tímido e uma alegria que contagiavam e conquistavam a todos. A última etapa da vida viveu na comunidade do seminário xaveriano de Londrina na paróquia de Nossa Senhora de Fatima. A seguir propomos dois testemunhos que o próprio Pe. Leão escreveu alguns anos atrás por ocasião das férias na Itália.

Continue lendo

Medellín 1968: A Igreja virou fonte

O ano de 1968 marcou a história da humanidade. Na Europa, acontecia a grande revolução cultural que mudou os padrões de vida do mundo ocidental e reforçou a importância das jovens gerações. No Brasil, viviam-se os tempos sombrios da ditadura militar e do Ato Institucional número cinco.

Continue lendo

Migrações: acolhida, justiça e caridade

Este artigo foi escrito sobre a realidade das migrações da Europa, mas no Brasil não é diferente com os Haitianos e ultimamente com os Venezuelanos.

Nestes dias estamos ouvindo um monte de besteiras aqui na Itália, sobre migrações, refugiados e sobre aquelas pessoas que estão se dedicando em ajuda-los a tal ponto que parece tudo bem confuso e usado politicamente para continuar uma interminável campanha eleitoral. A propaganda dos políticos afirma que estamos sofrendo uma ‘invasão’ das migrações: “As migrações nos roubam a profissão, as casas... estão ameaçando a nossa cultura, até a nossa fé religiosa”.

Continue lendo

Preparação para o Sínodo da Amazônia

Dom Cláudio Hummes: “o Sínodo da Amazônia não foi convocado para repetir o que a Igreja já diz, mas para avançar” 

“é importante ouvir os clamores dos povos da Amazônia, num exercício diário de estar junto, neste momento histórico em que os povos da Amazônia estão mais ameaçados do que nunca”

Continue lendo

Uma avaliação do CAM 5

Animada pelo impulso missionário do Papa Francisco, a Igreja em América realizou o seu V Congresso Americano Missionário (CAM 5) em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), de 10-14 julho de 2018. Com o lema “América em Missão, o Evangelho é alegria” e o tema geral “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, o objetivo deste evento foi: “fortalecer, nas Igrejas das Américas, a identidade e compromisso missionário ad gentes, anunciando a alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção as periferias do mundo de hoje, a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”. Participaram delegações de 24 países, 95 bispos, 450 presbíteros, 130 seminaristas, 120 religiosos e religiosas e muitos leigos e leigas comprometidos, por um total de 3177 inscritos, mais de 700 pessoas envolvidas na organização, na acolhida e na infraestrutura.

Continue lendo

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018