Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Missiologia

Memórias sobre o padre Renato


Memória e Testemunho do Pe. Walter Taini, missionário xaveriano, que trabalhou muitos anos na Amazônia com o padre Renato Trevisan, falecido em 8 de abril de 2024.

Quero lembrar o padre Renato com a metáfora de "ponte", porque dá uma boa ideia de sua atividade missionária na Amazônia: em ser e atuar como ponte entre os índios Kayapó e a Igreja local da Prelazia do Xingu (PA), entre os Kayapó e a sociedade, à medida que avançava a exploração predatória de suas terras.

Em 1983, os padres Renato Trevisan e Salvatore Saiu decidiram residir na aldeia Kikretum, perceberam a importância de não limitar sua atividade dentro dos limites da reserva indígena, mas de ampliá-la, criando oportunidades de proximidade e encontro entre o povo Kayapó (que eram aproximadamente 6.000 indígenas) e a Igreja local, acompanhando o processo de conhecimento mútuo com materiais didáticos e encontros pastorais em todas as paróquias, para que as pessoas entendessem a realidade dos povos indígenas, com o objetivo de integrar de forma mais orgânica a Pastoral Indígena ao Plano Pastoral da Prelazia, que era liderada por Dom Erwin Kräutler. De fato, em 1984, um cacique Kayapó participou da Primeira Assembleia do Povo de Deus da Prelazia.

Além disso, após o fim da ditadura (1964-1985), Renato protagonizou a fase "Constituinte" para fazer com que os Kayapó compreendessem a importância estratégica de se aliarem aos demais povos indígenas do Brasil para que a nova Constituição, aprovada em 1988, incorporasse os direitos dos povos indígenas, tão barbaramente pisoteados pela "velha" política indigenista. Nessa circunstância, de transição política, solicitou-se a colaboração de Renato para "traduzir" os princípios e valores fundamentais da nova Constituição democrática em categorias Kayapó. Em inúmeras ocasiões, inclusive dramáticas, Renato foi verdadeiramente a "ponte" solidária e profética entre os Kayapó e a sociedade, mesmo quando, após uma resistência inicial, os Kayapó se deixaram contaminar por riquezas repentinas, graças à venda de madeira e ouro.

Padre Renato era muito devoto de Nossa Senhora do Monte Berico, que com seu manto protegeu o povo de Vicenza (Itália) ameaçado pela peste, mas também era devoto de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina e dos povos indígenas. Neste momento quero imaginá-lo – como aquele que em vida se dava bem com a mãe de Jesus – agora perto de Maria, lhe explicará como as mães Kayapó cantam a "canção de ninar" para seus pequenos. Oi, Renato, obrigado pelo testemunho.

Walter Taini, sx

renato1


Artigos relacionados

Missiologia

Carta do 5º Congresso Missionário Nacional

Em uma carta aos missionários e missionárias das Igrejas locais, o 5º Congresso Missionário Nacio...
Missiologia

Francisco: ser missionário é uma dimensão vital para a Igreja

Contudo, disse Francisco, "pode acontecer que o ardor apostólico, o desejo de alcançar os outros ...
Missiologia

Anunciar Jesus Cristo através da Rede

"Com criatividade e coragem, anunciai a misericórdia e a ternura de Deus; que a virtualidade fort...
Missiologia

A consagração religiosa missionária: Carta Testamento 2 (vídeo)

São Guido Conforti propõe para os Missionários Xaverianos na Carta Testamento 2, a união entre a ...