MÊS DA BÍBLIA: A JUSTIÇA ALICERCE DA SABEDORIA

A Igreja do Brasil cada ano no mês da Bíblia, apresenta um texto base com um livro ou alguns capítulos para refletir nas nossas comunidades, este ano, propõe para os cristaõs a leitura e o estudo da primeira parte do Livro da Sabedoria (1,1–6,21) com o tema: Para que n’Ele nossos povos tenham vida! e o lema: A sabedoria é um espírito amigo do ser humano (Sb1,6).

Continue lendo

Medellin, 50 anos

‘Entre os objetivos desta nova Conferência, “perfilavam-se uma revisão das Conclusões da I Conferência Geral do Rio de Janeiro (RJ), mas, sobretudo, a aplicação à América Latina e Caribe das Constituições, Decretos e Declarações do Concílio Vaticano II, a partir das realidades e aspirações, dores e esperanças do Continente'”, escreve Frei Marcos Sassatelli, frade dominicano, doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção – SP) e professor aposentado de Filosofia (UFG).

Continue lendo

Amazônia: última página do Gênesis

“Realmente, a Amazônia é a última página, ainda a escrever-se, do Gênesis”, escutamos da voz de Euclides da Cunha. Ele traça um fio entre a Amazônia e o Gênesis, texto que para nós cristãs e cristão é Texto Sagrado.  Isso nos leva a uma primeira reflexão. O Texto Sagrado nasce de constantes releituras da experiência fundante do povo de Israel, isto é, da libertação da opressão do Egito. Releituras provocadas pelo contexto histórico, pela situação existencial que o povo vivia e que exigia uma constante atualização da Palavra, a fim de que falasse para os novos tempos. Isso vale para o Primeiro Testamento, como para o Segundo Testamento.

Continue lendo

Uma vida em favor dos pobres

Ha noventa anos, no dia 8 de junho, nascia em Lima, Peru, alguém que se tornaria famoso não por ter dinheiro e poder. Tampouco por estar em altos cargos, gozando de muito prestígio e visibilidade. Mas por haver escolhido para si um lugar que é exatamente o contrário do prestígio e do poder, frutos da ambição e da riqueza. Gustavo Gutierrez dedicou toda a sua vida aos pobres e a elaborar um pensamento teológico que pudesse ajudar em seu processo de libertação.

Continue lendo

O Espirito Santo nos Padres da Igreja

Como se desenvolveu a reflexão teológica dos primeiros séculos em torno do Espírito Santo? Qual foi o espaço que o Espírito Santo ocupou na vida, na liturgia e nas disputas teológicas no chamado “período patrístico”? Quando começou a se definir a personalidade do Espírito Santo na reflexão patrística?

Continue lendo

Missionários Xaverianos no Brasil
Copyright ©2018