Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

FAZER MEMÓRIA PARA NÃO REPETIR OS ERROS DA HISTÓRIA


Nesta data de 27 de janeiro, somos convidados a (re) lembrar, fazer memória, de um dos fatos mais tristes da história da humanidade: o Holocausto, ocorrido na segunda guerra mundial (1939 - 1945): Sacrário de Dor.

A qualquer tempo da história o Holocausto, causa ou deveria causar, repulsa, dor e acima de tudo questionamentos. Para além disso nesta data somos chamados como cristãos a (re) lembrar os motivos que levaram a esta atrocidade, que tornou cada ser humano, que foi para as câmaras de gás em mártires do egoísmo.

Repercorremos as comoventes visitas dos três Papas ao campo de extermínio nazista. Os últimos três pontífices foram ao Campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, em 07 de junho de 1979, João Paulo II celebrou a Santa Missa. Depois o Papa Bento XVI, em 28 de maio de 2006, que visitou o campo de extermínio nazista na Polônia. E o Papa Francisco com sua silenciosa visita em 29 de julho de 2016. 

Os mais variados motivos históricos, sociais e políticos levaram à segunda guerra mundial (1939-1845). O Holocausto foi sustentado por uma pseudo-ciência que chegou a ser lecionada nas universidades e estava ligadas às mais variadas práticas desumanas,  aplicadas durante o Holocausto: a Eugenia. Na prática se tornou terreno para legitimar o racismo e defender práticas extremamente polêmicas, como a esterilização e extermínio de grupos genéticos inteiros. Por questões que envolvem ética e a prova da inexistência de diferentes raças humanas, a eugenia já não é mais considerada uma ciência, entretanto ainda nos dias de hoje é possível observar a aplicação e defesa de seus princípios principalmente em países europeus, quando não aceitam os migrantes africanos. Não precisamos ir longe, em nosso País, diante de certas circunstâncias poderíamos chegar bem próximo de tal atrocidade. Por fim, sem no entanto limitar os motivos, o Holocausto inicia antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, asism como outros cenários da História, não são estanques e sim processos que conduzem a fins sempre desastrosos para a Humanidade.

Para romper com esse círculo de violência e guerra, voltemos ao Evangelho, à Jesus Cristo, sua mensagem de amor, paz, misericórdia, que deseja vida e vida para todos (Jo 10, 10). Vamos romper, como diz o Papa Francisco o antissemitismo, procurar semear a paz, cultivar juntos a fraternidade, especialmente diante de qualquer forma de exclusão (RM, 2,11; Ef 6,9).

Rezemos por nosso mundo e suas mais diversas relaççoes, que estas promovam a Paz e a Fraternidade entre os Homens de boa vontade.

FONTE:  com base no site www.vaticannews.va.

FOTOS: 1. Vista da entrada de Auschwitz - Birkenau, o principal campo de extermínio nazista, lugar onde morreram mais de um milhão de vítimas do Holocausto. 2. Visita do Papa Francisco a Auschwitz, 2016.

EM CASO DE INTERESSE, CONSULTEM:

http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005183

http://www.dw.de/1938-o-pogrom-da-noite-dos-cristais/a-672173

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1829326&seccao=Europa&page=1

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3069802&seccao=Europa&page=1

http://ww2db.com/photo.php?source=all&color=all&list=search&foreigntype=B&foreigntype_id=136

http://popchassid.com/photos-holocaust-narrative/


Artigos relacionados

Leigos

Rezemos com o papa pelos migrantes vítimas do tráfico

"Rezemos para que o clamor dos irmãos migrantes vítimas do tráfico criminoso de pessoas seja escu...
Leigos

Inspirações da Carta Testamento na minha vida

Sempre me senti muito feliz por ter conhecido a Congregação dos Missionários Xaverianos, porque a...
Leigos

Leigos xaverianos de Goioerê comprometidos com a missão

O grupo de leigos Missionários Xaverianos de Goioerê (PR), foi fundado em 14 de julho de 2014, co...
Leigos

Festa Junina dos leigos de Hortolândia

No mês de junho celebramos os três santos, e são através das nossas manifestações populares que l...