Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

Pastoral Juvenil: precisamos de fazer um esforço mais sinodal


A Igreja, já a partir dos Bispos, deve fazer um esfoço mais sinodal de estar ao lado dos jovens, confiar neles e, sobretudo, defendê-los. A afirmação é de Dom Belmiro Chissengueti, porta-voz da CEAST. Foi a respeito da Assembleia da IMBISA na Namíbia e que teve por tema os jovens. Estes estiveram também representados. Foi uma oportunidade para a hierarquia e jovens se conhecerem mutuamente um pouco mais.

Em entrevista à Vatican News àcerca do desemprego juvenil e da formação na fé, Dom Belmiro Cuica Chissengueti, Bispo da Diocese de Cabinda e Responsável da Comissão Espicopal da CEAST (Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe) para a Pastoral Juvenil, Universitária, Escutismo e Vocações, afirmou que a Igreja deve investir mais na formação à fé. 

Dom Belmiro encoraja os governos a investir mais no sector agrícola, por forma a que os jovens desempregados possam ter mais possibilidades de sair do ciclo da pobreza. 

Também os delegados de Angola e Moçambique na recente Assembleia Plenária dos Bispos da IMBISA (Associação Inter-Regional dos Bispos da África Austral), conversaram com a Vatican News. A responsável do Secretariado Nacional da Pastoral Juvenil da CEAST, Vilma Gaspar Neto, disse que a Assembleia foi uma oportunidade para constatarem que Bispos, clérigos e religiosos em geral desejam caminhar com os jovens. O encontro foi ainda - na opinião da Vilma - uma oportunidade para ouvirem os mais velhos na Igreja e afirmarem que eles os jovens "são o presente da Igreja" , não apenas futuro. 

Na linha de um dos temas analisados nessa 13ª Assembleia Plenária da IMBISA - Desemprego juvenil - Israel Paulo Cambundo, da Diocese de Caxito, lametou o facto de Angola, um dos países mais ricos do mundo em recursos minerários, não ser capaz de utilizar esses recursos para empoderar os jovens. 

Já jovens de Moçambique come Célia Miguel e Fernando louvaram iniciativas como a pastoral carcerária que acaba beneficiando jovens também em matéria de formação e emprego, mas sublinharam também desafios que gostariam de ver enfrentados e de poder contribuir para isso. Outro aspecto que os preocupa são as dificuldades que o terrorismo comporta no Norte do país. 

O mês dos jovens (Novembro) em Moçambique e Angola, será certamente uma ulterior ocasião para aprofundar a fé e essas temáticas toda

Sheila Pires – Namíbia - Fonte: Vatican News


Artigos relacionados

Juventude

JMJ: Mantenham vivo o sonho que nos faz irmãos

No discurso aos jovens o Papa afirmou: “A Jornada Mundial da Juventude é mais uma vez uma festa d...
Juventude

Dia Nacional da Juventude 2020

O DNJ (Dia Nacional da Juventude) celebrado este ano no dia 25 de outubro, mas, apesar da data se...
Juventude

EJUMIX: ANIMAÇÃO, FORMAÇÃO, ESPIRITUALIDADE E MISSÃO

O segundo dia do EJUMIX (Encontro da Juventude Missionária Xaveriana) começou cedo, com muita ale...
Juventude

O anúncio do Evangelho dos jovens nas periferias

Na opinião da mídia, dos jornais, da TV e internet a palavra ‘juntos’ não está bem valorizada. Pr...