Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

SÉRIE “QUARESMA, TEMPO DE CONVERSÃO”: O RETIRO DA JUVENTUDE


O tempo da Quaresma é o tempo para preparar a celebração da Páscoa do Senhor. E a Igreja propõe um caminho aos fiéis por meio da escuta mais frequente da Palavra de Deus e da entrega à oração. Para colaborar nessa preparação, a Pastoral Juvenil propôs um “Caminho de Paz”: um retiro quaresmal com vídeos, meditações, roteiros de oração e áudios para “caminhar com Cristo, que é a nossa paz”, conforme a inspiração bíblica da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.

A cada domingo são oferecidas no site Jovens Conectados as reflexões a partir do evangelho do domingo correspondente e os materiais que visam colaborar com a vivência do retiro quaresmal. A Pastoral Juvenil motiva que sejam convidados os membros de pastoral, comunidade, de grupos ou movimentos e também familiares e amigos para vivenciarem o retiro. “Mesmo sendo uma experiência pessoal, esse itinerário pode (e deve) ser compartilhado, a fim de que muitos jovens, trilhem, com disposição e coragem, um caminho de paz!”, motiva a Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Vencer o mal

No primeiro domingo, a reflexão foi sobre “Vencer o mal”, oferecida pelo padre Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

“Jesus é conduzido pelo Espírito ao deserto, onde supera as tentações de Satanás. Assim como o povo de Deus passou pelo deserto para chegar na terra prometida, Jesus passa pelo deserto, para se fortalecer para a missão que se inicia na Galileia, com o anúncio do Reino de Deus”.

Nos configurarmos a Cristo

No domingo da Transfiguração, a reflexão questiona se a juventude atende ao apelo do Pai ‘Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!’”.  (v. 7).

“Podemos nos perguntar: É esta a voz que nossas juventudes seguem? No entanto sabemos que são muitas as vozes que bradam pelo coração de nossa juventude! Vozes que semeiam ventos e vazios existenciais, que dividem e não preenchem coração e nem dão sentido à vida. O Amado do Pai revela-nos que somos amados e qual o destino de um caminho de fidelidade e missão, isto é, de participarmos de sua glória”, ensina o padre Alcindo Martins Milena, assessor diocesano da juventude na Diocese de Duque de Caxias (RJ).

O zelo pelo Sagrado

Para esta terceira semana, o bispo auxiliar de Manaus (AM) e referencial para a Juventude no Regional Norte 1 da CNBB, dom Edmilson Tadeu Canavarros, fala sobre o zelo pela casa do Pai.

“De fato, toda a ação de Jesus em seu ministério será motivada pelo incansável zelo pelas coisas do Pai, sobretudo pelo ser humano que tinha sua dignidade roubada por um sistema injusto e explorador. O “zelo pela casa” significa muito mais que uma preocupação cultual; expressa seu amor pelo ser humano, morada privilegiada de Deus. Ele foi tão “consumido” por esse zelo, a ponto de ter sido condenado por isso”.

fonte: cnbb


Artigos relacionados

Juventude

JOVENS APRESENTAM EXPERIÊNCIAS NO EVENTO GLOBAL DA ECONOMIA DE FRANCISCO E CLARA

Num processo convocado em 2019 pelo Papa Francisco, o evento global da Economia de Francisco terá...
Juventude

Panamá espera o Papa Francisco

As ruas da Cidade do Panamá estão tomadas por grupos de jovens de várias partes do mundo, com sua...
Juventude

REPRESENTANTES DA JMJ 2023 VEM AO BRASIL MOBILIZAR OS JOVENS PARA O EVENTO

Uma comitiva de cinco pessoas de Portugal, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, dom Américo A...
Juventude

Christus vivit: vida na rede e redes na vida (vídeo)

Christus vivit é uma exortação apostólica pós-sinodal do Papa Francisco, escrita em resposta à Dé...