Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

60° Dia Mundial de Oração pelas Vocações: Graça e Missão


"Vocação: graça e missão" é o tema da mensagem do Papa Francisco para 60° Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Segundo o Papa, "o dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado". A mensagem do Papa Francisco para o 60° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado ao domingo, 30 de abril, IV Domingo de Páscoa.

Francisco copyO Dia Mundial de Oração pelas Vocações foi instituído por São Paulo VI, em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II."Esta providencial iniciativa visa ajudar os membros do Povo de Deus a responder, pessoalmente e em comunidade, ao chamado e à missão que o Senhor confia a cada um no mundo de hoje, com as suas feridas e as suas esperanças, os seus desafios e as suas conquistas", sublinha Francisco no texto. "Vocação: graça e missão" é o tema proposto pelo Papa, este ano, para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, "uma preciosa ocasião para redescobrir, maravilhados, que o chamado do Senhor é graça, dom gratuito e, ao mesmo tempo, é empenho de partir, sair para levar o Evangelho".

"No decurso da nossa vida, este chamado, inscrito nas fibras do nosso ser e portador do segredo da felicidade, alcança-nos, pela ação do Espírito Santo, de maneira sempre nova, ilumina a nossa inteligência, infunde vigor na vontade, enche-nos de admiração e faz arder o nosso coração. Às vezes irrompe até de forma inesperada", escreve o Papa. A seguir, Francisco conta o que aconteceu com ele, em 21 de setembro de 1953, quando sentiu o impulso de entrar na igreja e se confessar. "Aquele dia mudou a minha vida, dando-lhe uma fisionomia que dura até hoje. A fantasia de Deus que nos chama é infinita. A sua iniciativa e dom gratuito esperam a nossa resposta", ressalta ele.

Segundo o Papa, "a vocação é uma «combinação entre a escolha divina e a liberdade humana», uma relação dinâmica e estimulante que tem como interlocutores Deus e o coração humano. Assim, o dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontradoEsta é a estrutura fundamental daquilo que entendemos por vocação: Deus chama amando, e nós, agradecidos, respondemos amando".

Não há vocação sem missão. "O chamado de Deus inclui o envio. Não há vocação sem missão. E não há felicidade e plena autorrealização sem oferecer aos outros a vida nova que encontramos. O chamado divino ao amor é uma experiência que não se pode calar", sublinha Francisco.

De acordo com o Papa, "a missão comum a todos nós, cristãos, é testemunhar com alegria, em cada situação, por atitudes e palavras, aquilo que experimentamos estando com Jesus e na sua comunidade, que é a Igreja. E traduz-se em obras de misericórdia materiais e espirituais, num estilo de vida acolhedor e sereno, capaz de proximidade, compaixão e ternura, em contracorrente à cultura do descarte e da indiferença. Fazer-nos próximo como o bom samaritano permite-nos compreender o «núcleo» da vocação cristã: imitar Jesus Cristo que veio para servir e não para ser servido".

Portanto, é necessário fazer uma "profunda experiência com Jesus". "Temos um ícone evangélico desta experiência nos dois discípulos de Emaús. Estes, depois do encontro com Jesus ressuscitado, confidenciavam um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» Podemos ver neles o que significa ter «corações ardentes e pés a caminho». É o que desejo também para a próxima Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que aguardo com alegria e que tem como lema: «Maria levantou-se e partiu apressadamente». Que cada um e cada uma se sinta chamado a levantar-se e partir apressadamente, com coração ardente!", escreve o Papa.

"O termo Igreja vem de Ekklesía, palavra grega que significa assembleia de pessoas chamadas, convocadas, para formar a comunidade dos discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo. Na Igreja, somos todos servos e servas, segundo diversas vocações, carismas e ministérios", recorda Francisco. O Papa ressalta que "a vocação é dom e tarefa, fonte de vida nova e de verdadeira alegria. Que as iniciativas de oração e animação pastoral ligadas a este Dia reforcem a sensibilidade vocacional nas nossas famílias, nas paróquias, nas comunidades de vida consagrada, nas associações e nos movimentos eclesiais".

"Que o Espírito do Ressuscitado nos faça sair da apatia e nos dê simpatia e empatia, para vivermos cada dia regenerados como filhos de Deus-Amor e sermos, por nossa vez, geradores no amor: capazes de levar a vida a todos os lugares, especialmente onde há exclusão e exploração, indigência e morte. Que deste modo se alarguem os espaços de amor e Deus reine cada vez mais neste mundo", conclui.

Mariangela Jaguraba - Vatican News


Artigos relacionados

Vocação

Eu sou um missionário xaveriano (vídeo)

Meu nome é Lucivaldo Costa, tenho trinta anos, Sou brasileiro e natural de Tomé-Açu-Pará e sou mi...
Vocação

Um hino à família Religiosa

A seguir o Pe. Arnaldo De Vidi conta sua vocação e história vocacional como Missionário Xaveriano...
Vocação

A vocação a que fomos chamados não poderia ser mais nobre!

A vocação a que fomos chamados não poderia ser mais nobre e grande como aquela que nos aproxima d...
Vocação

BATE PAPO VOCACIONAL

Com objetivo de promover uma Cultura Vocacional, Sábado 18 de maio de 2019, na Chácara : «Todos o...