Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

Lavar os pés: estar disposto a servir


Não meio da celebração pascal, na última que o Senhor celebrava com seus discípulos, o provocador gesto de Jesus, de levantar-se, vestir um avental e começar a lavar os pés de seus discípulos, questiona e fundamenta a vocação cristã e, principalmente, a vocação de quem aceitou assumir o ministério sacerdotal em uma comunidade.

Lavar os pés é uma atitude que confronta a pessoa do sacerdote e desfaz o conceito sacerdotal como poder e prestígio, para recuperá-la como serviço e continuidade do exemplo de Jesus, na comunidade. Num contexto teológico mais amplo, o gesto do lava-pés é símbolo da atitude pastoral do sacerdote numa sociedade que vive um acentuado processo de desinteresse pela religião e de indiferença para com Deus.

Assumir a atitude pastoral do lava-pés é abandonar as pretensões de chamar atenção sobre si mesmo para dar prioridade à pessoa do outro. Na prática, e de modo bem concreto, o padre deixa de ser uma referência religiosa na sociedade para ser a própria presença de Jesus, identificando-se a ele pelo serviço.

A atitude sacerdotal, de “vestir o avental” para estar a serviço da vida, torna-se, naturalmente, motivadora de novos relacionamentos na comunidade e em toda sociedade, simplesmente porque o padre assume a identidade de Cristo servidor, com a mesma disposição do Mestre: “estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Pedro reagiu diante dessa proposta identificadora e colocou impedimento para participar do lava-pés. Queria ser lavado por completo, entendendo que assim participaria de modo pleno. Jesus corrige a intenção de Pedro e confirma que sua participação no mistério — “terás parte comigo” — acontece identificando-se a ele no serviço e pelo servir. Estar disponível a servir é o mais expressivo gesto de fidelidade a Cristo e de fidelidade ao ministério sacerdotal.

O gesto do lava-pés é atemporal. Todos os dias e em todos os tempos existiram e existem pés cansados convocando o sacerdote a vestir seu avental para servir. São pés de pessoas sem vida ou com a vida em frangalhos que precisam voltar a viver; pés de pais e de mães cambaleantes e sem rumo que precisam ser encorajados e fortalecidos. Tantos pés de jovens que, apesar da pouca idade, se perderam em becos sem saída; pés de crianças que não pulam e nem brincam porque a vida lhes tirou até mesmo a possibilidade e a necessidade de fantasiar...

Quantas forem as realidades, tantas vezes será preciso sair da mesa, vestir o avental e, depois, voltar a celebrar: “depois de ter lavado os pés de seus discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo”. O ministério sacerdotal, caracterizado pelo serviço, não permite ao sacerdote que se acomode em algum tipo de mesa, porque sempre haverá um chamado para vestir o avental e se dispor a servir.


Artigos relacionados

Teologia

"Anunciar o Evangelho e Doar a Própria Vida" (1Ts 2,8)

PRIMEIRA CARTA AOS TESSALONICENSES A Primeira Carta aos Tessalonicenses é o livro do mês da Bíbl...
Teologia

Bodas de ouro do Mês da Bíblia no Brasil

No mês de setembro deste ano de 2021, celebraremos os 50 anos do Mês da Bíblia. O Mês da Bíblia s...
Teologia

Advento é tempo de Esperança

No Advento, toda a Igreja vive a sua grande esperança.  O Advento é o tempo litúrgico que an...
Teologia

A Sinodalidade para as Igrejas e para o mundo

O papa Francisco convoca a Igreja Católica para que, no mundo inteiro, a partir das bases, todas ...