Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Teologia

As Periferias do Cristianismo


Quando perguntam a Pedro Casaldáliga o que resta da Teologia da Libertação e do Cristianismo Libertário, ele sempre responde: apenas Deus e os pobres. Poderíamos acrescentar: “e seu bando de seguidores”.

Encontro muitas pessoas que dizem não ir mais a uma missa. Não suportam o ritualismo vazio, tanto incenso, tanta indumentária e tão pouca sensibilidade humana e cristã. Outros se escandalizam com padres e leigos defendendo fascistas, tortura, pena de morte, execução sumária, vociferando contra os pobres e demais excluídos da sociedade. Inclusive, autoridades eclesiásticas pedindo – ou perguntando – se deve dar veneno de rato a um cantor.

Sempre repito que é preciso conhecer as periferias do cristianismo. Lá no chão, no meio da floresta amazônica, nos seus rios, nas comunidades rurais e periféricas do Nordeste, em várias periferias urbanas das grandes cidades. É preciso ir, muitas vezes, onde vai o CIMI, CPT, o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), as resilientes CEBs. E olha que aí está uma multidão de homens e mulheres, tantas vezes jovens ou já de cabelos brancos, animando as comunidades e anunciando um evangelho vivo por sua própria vivência. Ainda mais, aí também encontrarão muitos padres e muitos bispos, além das sempre fundamentais religiosas dedicadas ao povo.

Há ainda um bom grupo de evangélicos, gente do povo, também pastores dedicados ao povo de suas comunidades, mas também ao povo brasileiro. Lembro aqui de tantos pastores da Igreja Batista do Nordeste, irmãos de todos nós nessa caminhada.

Não estou falando da Igreja que está nas periferias – ela pode ser tão reacionária quanto a do centro -, mas das periferias do cristianismo, isto é, aqueles e aquelas tantas vezes desprezados e perseguidos no âmbito da sua própria Igreja.

Sim, hoje há Francisco no Papado e, por algum tempo, parece que esses periféricos tem um lugar na Igreja. O legado de Francisco para a Igreja e para a humanidade só Deus sabe o tamanho e a profundidade. Porém, o período de Francisco vai passar e seus adversários fazem de tudo para encurtar seu tempo e preparar a revanche.

Porém, é sempre bom lembrar que temos o mais poderoso dos aliados. Quando perguntam a Pedro Casaldáliga o que resta da Teologia da Libertação e do Cristianismo Libertário, ele sempre responde: apenas Deus e os pobres. Poderíamos acrescentar: “e seu bando de seguidores”.

Roberto Malvezzi


Artigos relacionados

Teologia

A paixão de Cristo no calvário da pandemia

As celebrações litúrgicas da Semana Santa acontecem de forma virtual, mais uma vez. No entanto, o...
Teologia

A missa como oração, encontro e diálogo!

Para o catolicismo, pois, a participação na Eucaristia é um dever, e como ressalta o Concílio Vat...
Teologia

Religiosidade subjetiva na atualidade

O campo religioso é atingido pelas grandes transformações sociais, como parte da modernidade líqu...
Teologia

Medellin, 50 anos

‘Entre os objetivos desta nova Conferência, “perfilavam-se uma revisão das Conclusões da I Confer...