Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Novas formas de ser missionário no mundo de hoje


Agradecemos o convite que nos foi dirigido para participarmos, como comunidade xaveriana e em nome dos leigos xaverianos do México, neste importante evento para a Família Xaveriana, através de alguma reflexão ou contribuição. Certamente o XVIII Capítulo Geral dos Missionários Xaverianos deve ser um evento que reveja, renove, esclareça, proponha e ofereça à Igreja novos modos de ser missionário no mundo de hoje.

A situação mundial, no que diz respeito à aceitação concreta de Jesus e do Evangelho na vida pessoal, exige das pessoas consagradas e dos leigos uma renovação pessoal, comunitária e como Congregação Missionária, uma vez que, na realidade do nosso mundo, nos deparamos com uma "modernidade" para a qual por vezes é difícil transmitir a mensagem evangélica e o testemunho aos outros.

O principal desafio consiste na renovação da fé pessoal e na aceitação do compromisso batismal, para podermos ser anunciadores do Evangelho através do nosso testemunho e do empenho da nossa vida em favor desse anúncio. Outra realidade a ser levada em conta é que, diante da escassez de vocações missionárias consagradas, o papel do leigo é importante para a comunidade missionária e para a Igreja.  

PROPOSTAS

1) Renovar o compromisso apostólico de todos para que a missão ad gentes seja cada vez mais concreta e eficaz.

2) Fortalecer a vocação xaveriana dos consagrados e leigos com atividades e compromissos planejados, que permitam que a presença xaveriana frutifique em todo o mundo, e para que todos trabalhemos pelo objetivo comum de anunciar o Evangelho a partir de nossas realidades.

3) Faça um programa de promoção missionária que inclua vocações adultas. Na prática, trata-se de animar e despertar a vocação missionária a nível universitário, porque, de facto, uma animação vocacional dirigida a pessoas muito mais jovens não parece dar bons resultados, pelo menos aqui no México. O adulto oferece uma chance melhor de despertar o compromisso missionário.

4) Considerando que a colaboração dos leigos que partilham o espírito missionário de São Guido Maria Conforti é uma realidade importante, a Congregação deve encarregar-se deste aspecto de forma real e concreta, através dos sacerdotes xaverianos, a quem confia o acompanhamento e a formação dos leigos.

5) Num futuro próximo, poderá ser organizado um encontro via Internet dos líderes nacionais dos leigos xaverianos, para partilhar experiências e promover a unidade mundial dos leigos, possibilitando assim o diálogo e o intercâmbio de experiências missionárias concretas dos leigos que dão um tempo de suas vidas ao anúncio do Evangelho.

Peçamos a Deus, por intercessão de São Guido Maria Conforti, que este Capítulo geral dê frutos abundantes e ilumine a vocação apostólica a que fomos pessoalmente chamados, e que juntos, consagrados e leigos xaverianos, continuemos a anunciar o Evangelho a toda a humanidade.

Rezaremos continuamente para que essas obras sejam iluminadas pelo Espírito Santo e, com fé, esperamos que sejam compartilhadas com todos, para continuar a missão que o Senhor confiou a cada um de nós nesta família missionária. Com prazer saudamos e agradecemos. Em nome do laicado Xaveriano no México.

Federico López Jimenez


Artigos relacionados

Leigos

DEZENA MISSIONÁRIA

Para melhor celebrar o Dia Mundial das Missões, os Leigos Missionários Xaverianos da Paróquia San...
Leigos

II Parte 60 anos de Missão Xaveriana na Diocese de Abaetetuba - PA

60 Anos de Missão Evangelizadora dos Missionários Xaverian@s na Diocese de Abaetetuba 1961-2...
Leigos

DIA CONTINENTAL DE ORAÇÃO PELA PAZ

O Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) convida as Conferências episcopais, as organizações...
Leigos

Jesus Cristo é missão

“Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos”. (At 4:20). Neste mês de outubro, nos v...