Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

Não perder a capacidade de sonhar


É primordial se abrir a participar no mundo como está concebido hoje. "(...) O próximo Capítulo Geral é o compromisso de todos os xaverianos" assim ficou escrito na Carta de 9 de julho de 2022 e assim ficou comunicado.

Da Comunidade de Missionários Leigos Xaverianos na Espanha, queremos agradecer antes de tudo pela oportunidade de transmitir nossos sentimentos a você e que você possa fazer parte do processo de escuta que a congregação está realizando.

A abertura do Capítulo Geral dos Missionários Xaverianos e a inclusão da família carismática no processo de preparação e, em particular, dos leigos e leigas que compartilham a vocação missionária e bebem do carisma de São Guido, é um passo importante, necessário e esperançoso para continuar abrir portas ao anúncio do Evangelho numa sociedade cada vez mais mutável e complexa.

Nossa comunidade de leigos participa de alguma forma, em uma missão compartilhada com os xaverianos, pessoas consagradas. Portanto temos um caminho de convivência na fé, tanto com as comunidades que estão em Madri quanto com as comunidades de missão, Burundi, e Atalaia do Norte no Brasil principalmente, o que nos põe na realidade, embora pequena, não sabemos se representativa, é a nossa. Daí transferimos algumas das nossas preocupações:

1. A necessidade de rever o que entendemos por família surge quando dizemos que um dos nossos lemas, seguindo a Carta Testamento, é “fazer do mundo uma família”. O que entendemos por família? Que tipo de família vivemos nas comunidades? Que imagem de família transmitimos ao mundo e qual é a família que o mundo precisa agora? Como aumentar a família, como tratá-la, como amá-la.

2. Pode ser óbvio, mas já há algum tempo, temos a sensação de que perdemos a capacidade de sonhar e nos limitamos a repetir sempre a mesma coisa e nos mesmos lugares. A globalização tornou o mundo tão interconectado que hoje o que é feito em alguns lugares chega rapidamente a outros. Já não é tão fácil distinguir lugares específicos de missão ad gentes e ad extra, como nas concepções de outrora. Não estamos mais como há 20 anos, mas talvez nossas estruturas e nossa maneira de fazer as coisas estejam indo muito devagar.

3. Na atualidade, como sempre, a missão exige bravura e coragem para enfrentar novos desafios e novos horizontes, não ficar ancorados no passado, acomodados nas habituais formas de presença, querendo camuflar como primeiro anúncio missões já estabelecidas onde sinta-se protegido e apreciado. É preciso se reposicionar diante do carisma e se confrontar.

Para isso entendemos que é fundamental abrir-se para participar do mundo como ele é concebido hoje, para poder oferecer o que Deus nos revelou. Isso significa analisar a realidade em que vivemos, em que cada comunidade vive, ver como ela está respondendo e configurar um mapa real da presença da Família carismática, para ver nossas forças e fraquezas e poder enfrentá-las na luz do Evangelho, para ver como responder melhor, tanto na missão como na origem. Talvez seja necessário abrir-se a novas formas de ação que até agora o carisma não parecia promover, talvez seja interessante estudá-lo e ver se essa mudança é necessária ou não, e mergulhar no trabalho presencial como pastorais educativas, serviços sociais, espaços de encontros formativos, inter-religiosos, deve haver retroalimentação entre as comunidades, maior relacionamento e maior singularidade?

Acreditamos que a situação atual da família carismática e da missão exige uma posição mais clara de acordo com o carisma xaveriano. As forças e os recursos diminuíram, é preciso voltar às fontes da vocação missionária e ter a audácia de tentar vivê-la plenamente todos os dias.

A partir do nosso sentimento depositamos a expectativa e o profundo desejo pelo XVIII Capítulo Geral em que todos os Xaverianos, e especialmente os capitulares, abertos à ação do Espírito, não tenham medo de sonhar alto e abrir novos caminhos, novas presenças, novas caminhos, para que a Família carismática responda aos desafios da missão no mundo de hoje.

Unidos no Espírito. Receba um abraço fraterno.

Comunidade dos Missionários Leigos Xaverianos - Espanha


Artigos relacionados

Leigos

DA CARTA TESTAMENTO – Um olhar de contemplação do Laicato

 DA CARTA TESTAMENTO –  Um olhar de contemplação do Laicato Pontos relevantes sobre a ...
Leigos

SÃO JOSÉ, AJUDAI-NOS!

Hoje, como em todos os dias, nos dirigimos a São José, que interceda pelos trabalhadores do Brasi...
Leigos

O laicato e o ministério da profecia

Trata-se de anunciar o Evangelho, com todo seu potencial profético e transformador.Anunciar, sobr...
Leigos

Mensagem dos Religiosos diante dos desafios em que vivimos

A CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS DO BRASIL, inspirada na sua missão primordial de animar...