Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Juventude

Um analise do Sínodo dos jovens


"Nunca conheci um pessimista que tenha conseguido realizar algo de valioso" (João XXIII).

As palavras de Papa Francisco, no início do Sínodo, revelam com clareza o fato de que mais de que sobre a juventude, é um Sínodo sobre a Igreja e sobre sua capacidade de ser fecunda pela fé e pela escuta da realidade. A Igreja, para poder ter mais credibilidade, é chamada a caminhar, enraizada e fundamentada na Fé, juntamente com os jovens convencida do fato de eles são capazes, se receberem apoio e confiança, de realizarem grandes coisas no sentido da construção do futuro.

jovens ctbaQuando afirmamos que os jovens ‘são grandes e procuram sentido’, estamos mostrando a fragilidade de uma cultura globalizada, orientada pelo individualismo, pelo consumismo e pelo materialismo. A filosofia que está por trás de todos estes ‘ismos’, de fato, é uma filosofia que vai desintegrando os sonhos da juventude, gerando nela identidades fragilizadas que criam incertezas e pessimismo em relação ao futuro.

Francisco fala de uma Igreja que na atitude de escuta que ‘está em dívida’. Uma Igreja fechada às novidades e às surpresas de Deus; uma Igreja que mostra o sério desafio de enfrentar as situações atuais, a questão dos relacionamentos entre as gerações, também, dentro da Igreja.

 O Sínodo reafirma a legitimidade de vivermos um caminho, compartilhado nas comunidades, fazendo acontecer o encontro entre diferentes gerações, a fim de que os jovens consigam manifestar as próprias formas de participação e de colaboração dentro da vida da Igreja. Trata-se de um verdadeiro percurso de inculturação; a Igreja é chamada a assumir este percurso porque, se não fizer isso, pode se fechar num cenário de hipocrisia puritana e de abstrações, cuja ferramenta não tem a capacidade de escuta e sim a tentação da imposição.

É a qualidade deste processo de inculturação que determina o grau da possibilidade de entrar na realidade, incidindo com eficiência e com a eficácia da Boa Nova. O Evangelho abraça e transforma todas as culturas nas quais vai entrando, até porque, nenhuma cultura é perfeita e imutável. Os jovens de hoje medem (sim, não, mais ou menos) a capacidade da Igreja de escutar, de dialogar com o mundo, de estar presente, construindo relacionamentos alicerçados na confiança e na esperança.

O dinamismo e os instrumentos da preparação para este Sínodo, têm favorecido o encontro entre as gerações, a escuta através de uma leitura objetiva e ampla da questão da juventude. Tudo isso foi resumido na interessante estrutura do ‘Instrumentum laboris’ elaborado a partir de três grandes tópicos que tornam-se três grandes ações: reconhecer, interpretar e escolher. As orientações e as propostas fundamentais dos trabalhos do Sínodo giram ao redor destas três ações.jovens belem

O ponto de partida é a analise dos estilos, das linguagens e da mentalidade dos jovens de hoje; o segundo item é a analise do conceito que eles têm de pessoa; o terceiro ponto é a analise do significado na vida da juventude de hoje, dos verbos amar e viver. Num segundo momento, organizam-se os dados coletados e indica-se a necessidade de elaborar boas ideias, capazes de acompanharem o percurso da Igreja, em vista do futuro; sublinha-se, o convite aos jovens para criarem laços positivos entre as gerações, sendo a chave decisiva para viver a Fé que gera vida. O terceiro momento é escolher caminhos de conversão pastoral e missionária, o documento aprofunda as escolhas concretas e as mudanças (linguagens, estruturas, práticas pastorais) que a Igreja é convidada a assumir para se tornar uma companheira idônea para a juventude de hoje dentro da busca da identificação do caminho original, que todo jovem aspira, rumo à plenitude da vida.

Trata-se de uma pedagogia que orienta e define, também, a questão da animação missionária e vocacional na nossa Família desde que nos deixemos provocar e ‘converter’ pelas novas gerações. Tudo isso oferece-nos, também, uma metodologia preciosa, uma pista a ser percorrida e ajuda-nos a evidenciar os aspectos mais relevantes que vamos levar adiante para vivermos e propormos o nosso carisma.

O Sínodo é um convite para cada um de nós, também, a recuperar o aspecto de dinamismo e de juventude da nossa vocação que nunca é questão de datas e de tempo passado. A nossa vocação missionária, hoje é muito mais difícil e ao mesmo tempo, mais necessária do que nunca. Afinal vale questionarmos, somos capazes de gerar vida, que tipo de educadores somos e queremos ser?


Artigos relacionados

Juventude

ENCONTRO PARÓQUIAL DA JUVENTUDE

No dia 06 de agosto de 2023, a Paróquia de Santa Rosa de Lima em Abaetetuba realizou o encontro Paroquial da Juventude em ocasião do encerramento d...
Juventude

REPRESENTANTES DA JMJ 2023 VEM AO BRASIL MOBILIZAR OS JOVENS PARA O EVENTO

Uma comitiva de cinco pessoas de Portugal, presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, dom Américo Aguiar, percorrerá o Brasil de 26 de agosto a 12 de...
Juventude

MISSÃO NAS FRONTEIRAS

Ser missionário é descobrir o nosso Senhor que nos envia lá onde mais precisa, porque é indo para lá que Ele se mostra a nós com maior força; foi o...
Juventude

FRANCISCO É O PRIMEIRO INSCRITO NA JMJ LISBOA 2023

O objetivo principal das Jornadas é recolocar no centro da fé e da vida de cada jovem a pessoa de Jesus, para que Ele se torne seu ponto de referên...