Skip to main content

Faça uma doação

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,
Redação da Família Xaveriana

Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Solidão, silêncio, jejum necessários na época de social network


O tempo forte da Quaresma convida a viver momentos de retiros, chama – nos ao deserto e se experiências como solidão, silêncio, jejum nesta época de social network, podem parecer inviáveis, na verdade se tornam cada vez mais necessários para proteger o nosso equilíbrio psicofísico”.

Trata-se do depoimento de Antonella Lumini eremita que há mais de trinta anos trilha um percurso de solidão e de silêncio escrevendo na revista “Vita e Pensiero”. Para ela a questão “não é incentivarmos a ‘fuga do mundo’, excluindo a tecnologia da nossa vida: trata-se de reencontrarmos o caminho do uso sábio e correto.

Numa época em que parece prevalecer o consumo exagerado de tudo; em que parece normal um comportamento compulsivo para ficarmos conectados na rede o tempo todo, seria desejável redescobrirmos solidão e jejum como caminhos úteis para acolhermos a nossa vida no profundo de nós mesmos”.

O convite da eremita é vivermos a nossa existência “sem alienações e buscando reencontrarmos – nos dentro das profundezas do nosso coração porque a verdade que procuramos habita dentro de nossa vida”.

Para Antonella Lumini “até quando ficarmos presos e escravos daquilo que consumimos, incluindo a comida exagerada e o excessivo uso do social network, não conseguiremos perceber a sede de vida infinita que está escondida dentro da nossa alma: torna-se quase impossível adentrar o mistério do nosso mundo interior que constitui a verdadeira riqueza e nenhuma idolatria exterior poderá jamais preencher”.

Tudo isso porque “a solidão, o silêncio e o jejum nos libertam e nos purificam. Todo exagero gera alienação, desequilibra a serenidade presente em nossa alma desde o nosso nascimento e obscurece a luz e a beleza de nossa vida”.


  • Fonte do artigo: SIR, SERVIZIO INFORMAZIONE RELIGIOSA 17 fevereiro 2018 ore 14.53.
  • Tradução: Gabriel Guarnieri.

Artigos relacionados

Artigos

A correção fraterna

“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18,15.  A correç...
Artigos

Vida Religiosa, vem para fora

Escrevo estas reflexões ainda sob o impacto da convivência com 2100 mulheres e homens no Congresso da Vida Religiosa Consagrada em Aparecida nos di...
Artigos

Contemplar... Amar... Cuidar...

Amigas e Amigos, vou deixar minha ousadia livre, livre para abusar das vozes que estão presentes na Querida Amazônia, das quais também o papa Franc...
Artigos

Memória dos Mártires Xaverianos

O XVII Capitulo Geral no documento que aprovou sobre a Identidade Carismática fez a proposta da instituição de uma ‘Jornada dos Mártires Xaverianos...