Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Conselho Indigenista Missionário lança Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil


O Conselho Indigenista Missionário lançou nesta quinta-feira, (17), o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, dados de 2013. A cerimônia aconteceu às 9h30 na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e contou com presença de entidades civis e organismos da Igreja que trabalham com a causa indígena.

O material é produzido anualmente desde 1986 e reúne dados coletados em todo o Brasil por militantes que trabalham junto ao Cimi na proteção e efetivação dos direitos indígenas.

Para Dom Erwin Kräutler, bispo da prelazia do Xingu e presidente do Cimi, o relatório representa o desejo de muitos missionários e missionárias de denunciar as agressões às culturas nativas. O bispo lembra que essas violências são desrespeitos aos direitos humanos e trazem como pano de fundo a paralisação das demarcações de terras indígenas ocorridas nos últimos anos.

Como resultado da omissão do poder público, Dom Erwin recorda a urgência do compromisso profético de denunciar e fazer com que o desrespeito às culturas ultrapassem o conhecimento do povo e cheguem com maior força aos governos estaduais e federal. “Enquanto existir aversão e violência com os povos indígenas, nós não podemos nos calar. Se nos calarmos, falarão as pedras das ruas. Existe um genocídio e pouco denunciamos”, adverte.

Ao citar a Constituição de 1988, Dom Erwin recorda que a mesma está sendo desrespeitada “por que as atenções do governo estão voltadas aos setores da economia e da política ligados aos latifúndios, ao agronegócio, às empreiteiras”.

Veja relatório na íntegra

Coordenado pela antropóloga Lúcia Helena Rangel, doutora na área de Ciências Sociais, o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil é dividido em quatro capítulos e abarca temáticas como morosidade na regularização das terras indígenas, danos diversos ao patrimônio e as violências cometidas “contra a pessoa”, as violências causadas por omissão do poder público, desassistência nas áreas de saúde e educação, mortalidade infantil e suicídio.

Para Lúcia Rangel, o relatório do Cimi tem estimulado o mapeamento das regiões onde a violência com os indígenas acontece, sendo possível assim denunciar com maior intensidade as violações de dignidades. Quanto à produção do mesmo, a antropóloga afirma que a cartilha é um fruto coletivo.  “Não temos nenhum método próprio para construir o relatório. Ele é resultado de muitas mãos que trabalham nas realidades. Isso faz com que ele revele essas violações ainda mais fielmente”.

Além de Dom Erwin Kräutler e Lúcia Helena Rangel, compuseram a mesa o presidente da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, Cleber Buzatto, secretário executivo do Cimi, o membro da equipe responsável pelo relatório, Roberto Antonio Liebgott, e em representatividade dos indígenas do Brasil, Ivanildo Tenharim.

  • Por Guilherme Cavalli.

Artigos relacionados

Artigos

Legado de Coragem: Reconhecimento dos Mártires Xaverianos

A recente declaração do reconhecimento oficial da Santa Sé dos mártires xaverianos: Luigi Carrara...
Artigos

Graças ao Senhor pela sua Fidelidade!

(nella foto: Os quatro primeiros xaverianos na China) - “Cantarei para sempre o am...
Artigos

O 14º Intereclesial no Ano do Laicato

“Sal da terra e luz do mundo” As inúmeras investidas do Papa Francisco para uma Igreja missio...
Artigos

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA NA AMAZÔNIA DE UMA LEIGA

Marta Barral, leiga Missionária Xaveriana da Espanha, conta sua vocação e experiência Missionária...