Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Começou o 15° Intereclesial das CEBs


Começou na terça, dia 18 em Rondonópolis (MT) o 15° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), encontro que reune cerca 1,5 mil pessoas entre leigas e leigos, religiosas e religiosas e bispos, representantes dos regionais das CEBs do Brasil, dos povos indígenas, de comunidades quilombolas e convidados de outras Igrejas cristãs, além de um número expressivo de voluntários que compõem as dez equipes de serviço. Neste 15º Encontro tem o tema “CEBs: Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas” e o lema, “Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra” (Is 65).

O Intereclesial é espaço de escuta das comunidades e que busca, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, olhar para a realidade social e eclesial e assumir compromissos que transformem e atualizem a vitalidade da missão da Igreja nas comunidades rurais, nas cidades, nos centros urbanos e nas periferias.

Deste modo, o encontro utiliza o método ver-julgar-agir, consagrado na dinâmica das CEBs e da Igreja na América Latina e Caribe, que tem como ponto de partida a experiência das comunidades. Toda organização, reflexões e grupos de trabalho são divididos em cinco plenárias temáticas: CEBs, Sinodalidade e Poder na Igreja; CEBs e Dimensão Político-social; CEBs e Economia de Francisco e Clara; CEBs e Ecologia Integral; CEBs e Educação.

As plenárias acontecem de forma simultânea em sete paróquias da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga e contam com a ajuda de assessores e assessoras que, atentos à voz do povo, fazem ecoar essas vozes e discussões em seus momentos de falas, com o objetivo de lançar provocações para que se avance na reflexão. Os locais das plenárias receberam nome de biomas do Brasil: Cerrado, Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga, sendo que na paróquia onde acontecem as grandes plenárias o nome dado foi “Casa Comum”.

Os participantes do 15º Intereclesial têm acesso a toda programação e também os organizadores oferecem atividades abertas para a população de Rondonópolis e região. Na quinta-feira (dia 20), no bairro Vila Aurora, ocorrem dois eventos: a Feira Solidária, a partir das 9h, e a Noite Cultural, com início às 19h e que será animada pelos artistas locais e pela participação do cantor e poeta nordestino Zé Vicente. Já na sexta (21) está programada a Romaria dos Mártires e Defensores da Vida, a partir das 17h, com concentração na Praça dos Carreiros, no Centro de Rondonópolis.

O que são as CEBs?

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) surgiram no Brasil como um meio de evangelização para responder aos desafios de uma prática libertadora no contexto sociopolítico dos anos da ditadura militar e, ao mesmo tempo, como uma forma de adequar as estruturas da Igreja às resoluções pastorais do Concílio Vaticano II, realizado de 1962 a 1965, com a intenção de atualizar a Igreja e adaptá-la ao mundo atual. Elas estão na raiz de vários movimentos sociais e têm contribuído para a formação de muitas lideranças no campo social e político. São responsáveis também pela formação de lideranças leigas no interior da Igreja, que assumem o jeito de viver e celebrar a fé de uma maneira nova.

Fonte: CEBs


Artigos relacionados

Artigos

O que vimos e ouvimos...

 “Não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20), assim fa...
Artigos

Padre Sávio: discípulo e mestre da missão

“Uma missão sem compromisso que não se aproxima das vítimas por receio de sujar as mãos ou a barr...
Artigos

"Os dias de David se aproximaram da MORTE."

"Os dias de David se aproximaram da MORTE." (1Rs 2,1) o texto me levou de volta a 2008, quando eu...
Artigos

Palavras do Superior Geral sobre "Fratelli tutti"

“Querida irmã, querido irmão: Sinto-me feliz por poder partilhar convosco a nova encíclica "Frate...