Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Mais um passo ‘positio’ para o processo de beatificação e canonização de dom Helder


O administrador apostólico da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta sexta-feira, 7 de junho, notícia enviada, de Roma, pelo frade capuchinho Jociel Gomes, sobre o andamento da causa de beatificação e canonização de dom Helder Câmara. Em mensagem ao bispo, frei Jociel informou que o Dicastério das Causas dos Santos nomeou o relator que acompanhará a elaboração da ‘Positio’ do processo. Trata-se do monsenhor Melchor José Sanchez de Toca y Alameda, espanhol, mestre em Teologia Bíblica e doutor em Teologia.

Segundo frei Jociel, “a ‘Positio’ é composta de uma biografia documentada, contendo os exemplos das virtudes teologais, cardeais e anexas praticadas pelo Servo de Deus, e do ‘Summarium Testium’ com os depoimentos das testemunhas, além de um ‘Summarium Documentorum’ com os documentos mais relevantes de autoria de dom Helder ou sobre ele”.

Dom Fernando não escondeu a alegria por mais um passo dado no processo que muito poderá contribuir para reconhecer dom Hélder santo da Igreja: “Esse é nosso desejo, a declaração oficial da Igreja, pois conhecemos de perto as virtudes de dom Helder e o tomamos como modelo de santidade, na luta pela dignidade dos pobres, na vida de oração, na humildade e sabedoria”, comentou o bispo. “Agradeço ao frei Jociel por todo empenho neste trabalho tão importante e tão bonito que ele tem feito como vice-postulador da causa”.

O relator nomeado em Roma para a causa de dom Helder foi membro do Dicastério para a Cultura e Educação. Em junho, foi nomeado pelo Papa Francisco membro do Colégio de Relatores do Dicastério das Causas dos Santos. Ele instruirá frei Jociel Gomes na elaboração da Positio, documento que, quando aprovado, passará pelas comissões vaticanas, a fim de que deem seus pareceres. “Tais pareceres sendo positivos, futuramente serão apresentados ao Papa para a declaração de dom Helder venerável”, comentou o capuchinho.

Dom Helder Câmara

Dom Helder Câmara nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1909. Foi arcebispo de Olinda e Recife no período de 1964 a 1985. Morreu em 27 de agosto de 1999, no Recife, aos 90 anos. Também foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em duas oportunidades: ele foi o primeiro, de 14 de outubro de 1952 até 10 de julho de 1958. Na quarta assembleia ordinária da Conferência, houve a reeleição para o cargo, que ocupou até o dia 27 de outubro de 1964.

Seu processo de beatificação e canonização foi aberto em 3 de maio de 2015. Em maio de 2021, a arquidiocese de Olinda e Recife enviou 20 caixas com os escritos de dom Helder (360 livros de documentos, num total de 127 mil páginas) ao Vaticano, para serem analisados pelo Dicastério para as Causas dos Santos.

Fonte: CNBB


Artigos relacionados

Artigos

Copa do Mundo: CRB lança Campanha de prevenção ao Tráfico de Pessoas

“Queremos criar um clima de vigilância e de reação ao Tráfico Humano e à Exploração Sexual que, e...
Artigos

Pascoa: expressão do amor de Deus!

  Estamos celebrando, como cada ano, a Páscoa de Jesus. É o acontecimento mais importante d...
Artigos

INOCENTES...

A narrativa de Mateus (Mt 2, 13-18) lembra de todos os meninos que foram cruelmente mortos pelo r...
Artigos

Relatório anual das violências contra os povos indígenas

O ano de 2021 foi marcado pelo aprofundamento e pela dramática intensificação das violências e da...