Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Contemplar... Amar... Cuidar...


Amigas e Amigos, vou deixar minha ousadia livre, livre para abusar das vozes que estão presentes na Querida Amazônia, das quais também o papa Francisco abusou, e deixar a Pachamama nos falar.  Quem sabe nosso coração escute e assuma plenamente o verbo CUIDAR!

 “Aprendendo com os povos nativos, podemos contemplar a Amazónia, e não apenas analisá-la, para reconhecer esse precioso mistério que nos supera; podemos amá-la, e não apenas usá-la, para que o amor desperte um interesse profundo e sincero; mais ainda, podemos sentir-nos intimamente unidos a ela, e não só defendê-la: e então a Amazônia tornar-se-á nossa como uma mãe. Porque se «contempla o mundo, não como alguém que está fora dele, mas dentro, reconhecendo os laços com que o Pai nos uniu a todos os seres»” (QAm 55)

Contemplar...

Peço-te uns minutos para meditar comigo sobre o estado da nossa casa. Fecha os olhos e traz à tua mente a imagem do nosso planeta, a imagem que temos do espaço desse ser tão frágil, tão belo, tão azul, flutuando numa escuridão imensa... Deixa teu corpo responder à sua beleza, a seu imenso tecido de montanhas e oceanos, à sua dança continua: vento e calor, chuvas e novos amanheceres. Deixa que tua respiração se conecte com as dinâmicas mais profundas da Terra; respiramos juntas, tu, eu, nós, ela. “Na Amazônia, a água é a rainha; rios e córregos lembram veias, e toda a forma de vida brota dela ... O Amazonas referto salta fora do leito, levanta em poucos dias o nível das águas. A enchente é uma paragem na vida ... A vazante é o verão ... A água encanta no grande Amazonas, que abraça e vivifica tudo ao seu redor: «Amazonas, capital das sílabas d'água, pai patriarca, és a eternidade secreta das fecundações, chegam-te rios como pássaros»”. (QAm 43-44).

Amar ...

Permite-te ver e sentir o estado diminuído de nosso torrão. O que está vivendo agora é realmente angustiante; um de seus brotos – nós, os humanos – estamos mudando sua química, estamos alterando seus grandes ciclos hidrólogos; estamos debilitando a capa de ozônio que nos protege das radiações solar; estamos contaminando o ar, a água e a terra com suas substâncias tóxicas. Enfim, a espécie humana está debilitando o tecido terrestre que foi urdido durante milhões de anos desde que produziu este imenso desenvolvimento de formas de vida que continuam evoluindo.

Somos um planeta que está secando, “desertificando”, perdendo seu esplendor, sua diversidade. Pensa: cada vez que extinguimos uma espécie, perdemos uma voz única de nosso planeta, e nada pode ressuscitá-la; nem Deus nem a ciência. Resta somente a memória de que “havia uma vez a águia, o condor...”. “... há que apreciar esta espiritualidade indígena da interconexão e interdependência de todo o criado, espiritualidade de gratuidade que ama a vida como dom, espiritualidade de sacra admiração perante a natureza que nos cumula com tanta vida. Apesar disso, trata-se também de conseguir que esta relação com Deus presente no cosmos se torne cada vez mais uma relação pessoal com um ‘Tu’, que sustenta a própria realidade e lhe quer dar um sentido, um ‘Tu’ que nos conhece e ama: «Flutuam sombras de mim, madeiras mortas. Mas a estrela nasce sem censura sobre as mãos deste menino, especialistas que conquistam as águas e a noite. Bastar-me-á saber que Tu me conheces inteiramente, ainda antes dos meus dias»” (QAm 73)

Cuidar...

Deixa que venham os sentimentos de angústia, de tristeza de raiva. Sabemos, muito bem, que essa destruição vem de uma mentalidade de “poder sobre”. Por mais de 5.000 anos, temos recusado crer que somos parte da comunidade da terra. Que somos e fazemos parte do mesmo tecido: terra, água, céu, plantas, cada expressão de vida invisível ou visível aos olhos, inúmeros fios que tecem esta imensa rede universal. Somos terrestres, não extraterrestres.

O que te dizem tuas instituições para iniciar um processo de re-enraizarmos na comunidade da terra? As minhas dizem-me que qualquer ética humana deriva da ética da mesma terra. O que nos diz a ética da terra? Que a norma básica é o bem-estar da comunidade inteira, e dentro disso, o bem-estar da espécie humana.

Os ecossistemas da terra devem manter-se coerentes entre si para poder seguir o processo evolutivo programado no mesmo planeta. Nós, humanos, devemos escutar nossos próprios códigos genéticos que nos vinculam ao contexto mais amplo dos códigos da mesma terra.

“Se o cuidado das pessoas e o cuidado dos ecossistemas são inseparáveis, isto torna-se particularmente significativo lá onde «a floresta não é um recurso para explorar, é um ser ou vários seres com os quais se relacionar». A sabedoria dos povos nativos da Amazónia «inspira o cuidado e o respeito pela criação, com clara consciência dos seus limites, proibindo o seu abuso. Abusar da natureza significa abusar dos antepassados, dos irmãos e irmãs, da criação e do Criador, hipotecando o futuro». Os indígenas, «quando permanecem nos seus territórios, são quem melhor os cuidam», desde que não se deixem enredar pelos cantos das sereias e pelas ofertas interesseiras de grupos de poder. Os danos à natureza preocupam-nos, de maneira muito direta e palpável, porque – dizem eles – «somos água, ar, terra e vida do meio ambiente criado por Deus. Por conseguinte, pedimos que cessem os maus-tratos e o extermínio da “Mãe Terra”. A terra tem sangue e está sangrando, as multinacionais cortaram as veias da nossa “Mãe Terra”».” (QAm 42).

A terra é a primeira progenitora, a primeira economista, sanadora e educadora e, às vezes, a razão de ser de todas as criaturas. A terra sempre está ressuscitando. Pensa, a cada instante, outros milhões de ‘caras’ novas aparecem, debaixo das folhas molhadas, em cima das árvores, dentro de um pau podre, no fundo do mar, nas clínicas e hospitais: todas estas caras novas, de onde vem? Da fecundidade misteriosa da mesma terra! Porém cada cara, cada espécie, está interligada e limitada pelas outras espécies, o por seu mesmo ecossistema.

Quantos seres humanos o planeta pode sustentar? A resposta vem da mesma terra: os números que um ecossistema pode sustentar e, às vezes, seguir enriquecendo a aventura da comunidade inteira deste ecossistema. Essa resposta nos dá pistas, ou é uma resposta demais simplista num assunto muito mais complexo? Possa escutar tuas próprias intuições, tuas reflexões, mulher, homem, fruto do ventre da terra.

Amigo, Amiga, teu coração escuta, contempla, ama, quer cuidar? Se sim, ore comigo como um compromisso que da Amazônia se espraia a cada canto do Planeta, da Casa que nos acolheu e nos hospeda:

Sonho com uma ... que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida.

Sonho com uma ... que reserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana.

Sonho com uma ... que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas.

Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na ..., que deem à Igreja rostos novos com traços ...” (Exortação Apostólica: Querida Amazônia, Papa Francisco).

Tea Frugerio, mmx.


Artigos relacionados

Artigos

Igreja Samaritana: religiosas no combate ao coronavírus em Alto Solimões

A Igreja do Brasil tem sido instrumento de solidariedade durante a pandemia da Covid-19...
Artigos

Grito dos excluídos: Vida em Primeiro Lugar.

O próximo 07 de setembro, o Grito dos Excluídos e das Excluídas chega ao seu 27º ano com muita fo...
Artigos

Laudato Si': Uma visão integral da ecologia

O Papa Francisco na encíclica Laudato si publicada em 18 de junho de 2015, critica o consumismo e...
Artigos

São Oscar Romero, um santo para nosso tempo

A santidade pode acontecer sem direta e necessária conexão com a moralidade, em especial dentro d...