Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus


Vosso Coração, Jesus, foi ferido, para que, na ferida visível, contemplássemos a ferida invisível de vosso grande amor.”  (Santo Agostinho)

A sexta-feira após o segundo domingo depois de Pentsagrado corao de jesusecostes, a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O Papa Francisco ensina que o Senhor dá a graça, a alegria de celebrar, no coração do Seu Filho, as grandes obras do Seu amor. Assim, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é considerada “a festa do amor de Deus em Jesus, do amor d’Ele pelo ser humano”.

Desde a Patrística, a água e o sangue do Coração de Jesus são símbolos dos sacramentos do Batismo e da Eucaristia. A própria Igreja é vista como nascida do lado aberto de Cristo na Cruz. A contemplação do Coração de Jesus, jorrando sangue e água, sempre foi na igreja fonte de piedade, oração, fé, graça.

No entanto, uma festa propriamente dita do Coração de Jesus foi celebrada pela primeira vez em 20 de outubro de 1672, pelo padre São João Eudes. Depois, aparecendo muitas vezes a Santa Margarida Maria Alacoque, de 1673 até 1675, foi que Jesus revelou sobre a devoção ao Sagrado Coração, “a grande devoção”, e sobre o desejo da instituição desta Festa, mostrando-lhe o Coração que tanto amou os homens e é por parte de muitos desprezado.

A característica própria dessa solenidade é a ação de graças pela riqueza insondável de Cristo e a contemplação reparadora do Coração Transpassado. O Papa Pio IX, em 1856, estendeu a festa a toda a Igreja Latina. Em 1899, Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Paulo VI disse que a devoção é garantia de crescimento na vida cristã e garantia da salvação eterna.

Na sequência da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é celebrada a memória do Imaculado Coração de Maria, o sábado que segue ao Sagrado Coração de Jesus.

 Fonte: CNBB


Artigos relacionados

Artigos

Natal é tempo de renovar a Esperança

Natal é tempo de celebrarmos mais uma a festa do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho...
Artigos

JOAQUIM E ANA AJUDEM-NOS A HONRAR NOSSOS AVÓS E IDOSOS

“Joaquim e Ana intercedam por nós! Ajudem-nos a guardar a história que nos gerou e a construir um...
Artigos

Ebola: “Estar vigilante e não ceder ao pânico” recomenda a Igreja

A Igreja Católica no Senegal se mobiliza para contribuir na prevenção da difusão do vírus ebola d...
Artigos

Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor (vídeo)

A CFE 2021 tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema bíblico: “Cristo ...