Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Ecologia e Sustentabilidade da Amazônia.


A Floresta Amazônica é um dos ecossistemas mais importantes e ricos em biodiversidade do mundo. No entanto, a crescente degradação ambiental e o desmatamento desenfreado representam uma ameaça real a esse tesouro natural. Diante desse cenário, a visão de Leonardo Boff, teólogo e ecologista brasileiro, sobre a ecologia e o manejo sustentável, oferece uma abordagem promissora para a preservação da Floresta Amazônica e a garantia de um futuro sustentável. Boff enfatiza a interdependência entre os seres humanos e o ambiente, destacando a importância da harmonia e do respeito mútuo. Ele propõe uma ecologia integral, que considera não apenas a dimensão ecológica, mas também a dimensão social, cultural e espiritual.

Para Boff, a Floresta Amazônica não é apenas um recurso a ser explorador, mas um organismo vivo que precisa ser preservado em sua totalidade. O manejo sustentável é uma abordagem fundamental na visão de Boff. Em vez de promover a exploração indiscriminada dos recursos naturais da Amazônia, ele defende o uso racional e responsável dos recursos, de modo a garantir a sua proteção e continuidade. Isso implica na adoção de práticas de seleção seletiva, no replantio de espécies nativas e na promoção da biodiversidade.

Uma das principais propostas de Boff é a valorização e o envolvimento das comunidades locais no manejo sustentável da floresta. Ele argumenta que essas comunidades têm um profundo conhecimento tradicional sobre a floresta e suas dinâmicas, e que sua participação ativa na gestão dos recursos naturais é essencial para a preservação a longo prazo. Ao envolver as comunidades, é possível garantir uma abordagem mais equilibrada e consciente, evitando a exploração predatória e promovendo a sustentabilidade.

saogabi 2

Boff também destaca a importância da educação ambiental e da conscientização pública como ferramentas fundamentais para a preservação da Amazônia. Ele argumenta que é necessário promover uma mudança de paradigma, na qual a sociedade compreenda a importância vital da floresta e se comprometa ativamente com a sua proteção.

Por meio da educação ambiental, é possível disseminar conhecimentos sobre a biodiversidade amazônica, os serviços ecossistêmicos que ela oferece e os impactos negativos do desmatamento. Para Boff, o manejo sustentável da Floresta Amazônica não se resume apenas à preservação do ambiente natural, mas também à promoção da justiça social e econômica. Ele enfatiza a necessidade de conciliar a conservação ambiental com a melhoria das condições de vida das populações locais, por meio da valorização da cultura, da geração de empregos sustentáveis ​​e da distribuição justa dos benefícios gerados pela floresta.

Em suma, a ecologia de Leonardo Boff e o manejo sustentável da Floresta Amazônica se complementam harmoniosamente. Boff propõe uma abordagem integral que considera as dimensões ecológicas, sociais, culturais e espirituais do ambiente amazônico. Sua abordagem no manejo sustentável, na participação das comunidades locais, na educação ambiental e na justiça social aponta para soluções viáveis ​​e equilibradas para a preservação da Floresta Amazônica. Seguir essa visão é fundamental para garantir a sobrevivência desse ecossistema único e para construir um futuro sustentável para todos.

atalaia

Welinton de Paula


Artigos relacionados

Artigos

Amizade de São Guido com Dom Ângelo Roncalli, futuro papa João XXIII

No dia 23 de Outubro de 2011, o Santo Padre, o Papa Bento XVI canonizou o Bem-Aventurado Dom Guid...
Artigos

Toda missão tem mão dupla

De início, convêm relembrar que toda missão tem mão dupla. Tocamos aqui em uma dimensão que, não ...
Artigos

Conhecimento de São Guido M. Conforti de São Francisco Xavier e proposta aos xaverianos

Além do fascínio pelo Cristo Crucificado, há um segundo, que caracteriza a vida e a ação de Guido...
Artigos

Experiência de um ano em Alto Solimões

Nós somos colaboradores de Deus. Vocês, o campo de Deus, o edifício de Deus (1 Cor 3,9). - V...