Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O que é a Carta Testamento?


Em 2021, nós, Xaverianos, celebramos o 100º aniversário da aprovação das Constituições pela Autoridade da Igreja. Com este fato teve a aprovação definitiva do Instituto. No dia 02 de julho de 1921, o Fundador, São Guido Maria Conforti, anunciou o acontecimento com uma carta que o acompanhava: “Caríssimos Irmãos, lhes desejoso... Convido-vos a exultar e a agradecer”; “Chamo a vossa atenção para o vosso compromisso grave e solene”; devemos sublinhar a sua importância... “a vocação a que fomos chamados não podia ser mais nobre e grandiosa”. Tinha tudo para parecer uma “carta parenética” (isto é, uma exortação devota). O conteúdo não era original, mas para inspiração e estilo era muito mais do que uma exortação das circunstâncias.

Minha aproximação a esse texto ocorre durante o ano de noviciado. O Mestre de Noviços, Pe. Giovanni Gazza, idoso e enfermo, teve períodos frequentes em que não podia nos dar os encontros formativas cotidianamente. A lacuna foi preenchida enviando-nos para um passeio pelos caminhos do jardim de São Pietro in Vincoli, para memorizar todo o vasto texto. Periodicamente, éramos questionados comunitariamente sobre os logros conquistados. É difícil pensar em uma abordagem mais desagradável para o estudo de um texto. Na verdade, demorei algum tempo para apreciar o gosto daquele bom pão que ficou no meu estomago.

Sim, porque se tratava de pão. Pão sem aditivos (erva-doce, pinhão, passas, etc.) que o tornavam mais apetitoso. A matéria-prima era a farinha integral (a clássica espiritualidade do final do século 19), cozida na grelha. Lembre-se do fogo aceso por Jesus às margens do Mar de Tiberíades para restaurar as forças aos tristes e desanimados discípulos, pouco antes de deixá-los subir ao céu. Convites encorajadores, coração caloroso, palavras incandescentes: “Amamos a pobreza... amamos a virtude que nos torna semelhantes aos anjos. Que o sacrifício da vontade nos seja apreciado... mas devemos alimentar continuamente esta vida sobrenatural.... Oh, qual belo e doce é que os irmãos estejam unidos ... O Senhor não poderia ser mais bondoso conosco”! (CT).

O sentia também ele que não estava enviando uma carta de circunstância, embora a tenha escrito dez anos antes de nos deixar. Ele mesmo: "E tendo que se despedir (n ° 10); "E neste momento... abraço com efusão de coração, como se estivessem presentes aqui, aqueles que deram o nome à nossa piedosa Sodalidade e como muitos serão para dar-lhes em seguida” (n ° 11). Trepidação, carinho, abraço, necessidade de família, fé impregnam e embelezam esta carta. Não falta nem mesmo o sabor duradouro de “que todos nós temos nos encontrarmos no céu um dia”. Não há dúvida: é o legado do pai aos filhos.

Emilio Iurman, sx


Artigos relacionados

Artigos

EMANUEL LUZ PARA A HUMANIDADE FERIDA

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz (Is 9,1). Na Mensagem Urbi et Orbi, Papa Fran...
Artigos

Ordenação do Pe Ivanildo Quaresma

Neste, sábado, 27 de agosto de 2016, a Congregação dos Missionários Xaverianos se alegrou com a o...
Artigos

É o Senhor! Feliz Páscoa!

O Pe. Fernando Garcia Rodriguez, Superior Geral dos Missionários Xaverianos, envia as felicitaçõe...
Artigos

Ao serviço do Reino entre os pequenos

Olá, sou o padre Adriano, missionário xaveriano. Já faz três anos que cheguei à missão no Chade, ...