Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

O que Jesus quer de nós?


Às vezes, nós Missionários “profissionais” (!) Nos perguntávamos se com as nossas atividades estávamos realmente “fazendo discípulos” (Mt 28,19), como o Senhor nos ordenou. Anos atrás, na periferia de São Paulo, participamos da Pastoral da Moradia e das lutas populares para que cada família tivesse a oportunidade de ter um pequeno terreno, onde aos poucos construír algo como um lar.

Mas vimos que muitos que deveriam ter sido os líderes do movimento desapareceram assim que obtiveram um benefício para si. Havíamos "feito discípulos"? Não, não naquele momento. Tínhamos acabado de participar de um bom trabalho (assistêncial). Fomos consolados pelo fato de que nosso Senhor também não teve o grande sucesso que esperava des seus, mesmo, apesar de todas as suas boas obras.

Em todos os casos, é sempre bom ter uma meta fundacional que oriente o nosso caminho: “fazer discípulos-missionários” significa tentar envolver-nos  todos no espírito da missão, nós e os nossos interlocutores, e não torná-los meros destinatários. Assim descobrimos que a missão se realiza e funciona realmente numa relação fecunda de reciprocidade e diálogo.

Mas, se temos que “fazer e nos tornar discípulos-missionários juntos”, em que consiste exatamente “ser discípulos-missionários”? Se é verdade que não corresponde exclusivamente a uma conversão religiosa, mas antes a uma conversão de vida, em substância, o que Jesus quer de nós?

Falamos implicitamente nas cartas anteriores a estreita ligação que existe entre o mandato missionário do Evangelho de Mateus (Mt 28,16-20) e o Sermão da Montanha (Mt 5-7), que começa com as Bem-aventuranças. De fato, estamos sempre no mesmo monte da Galileia onde o Mestre instruiu os seus discípulos e de onde o Ressuscitado enviará os seus irmãos (Mt 28,16).

 Esse programa de seguimento que encontramos em Mt 5-7, torna-se agora o programa da missão e o projeto de um novo céu e uma nova terra.

O discípulo-missionário é antes de tudo aquele que voluntariamente se empobrece para enriquecer os outros (Mt 5, 3), o misericordioso, o honesto, o pacificador, que graças a uma relação de proximidade, ternura e libertação com as vítimas da sociedade, o oprimidos, despossuídos, famintos e sedentos de justiça, farão nascer um novo mundo, uma sociedade mais justa e solidária, sinal admirável do Reino que virá. Inevitavelmente, todos esses "bem-aventurados" serão perseguidos, porque a Boa Nova do Reino é sempre uma má notícia para os ricos e poderosos (Lc 1, 52-53).

 A raiva de quem viu perder seus privilégios é desencadeada e, ao mesmo tempo, a perseguição garante que estamos no caminho certo a seguir. Se não fôssemos perseguidos, talvez devêssemos refletir.

Trilhas de trabalho

1. Se listássemos quaisquer tentações na missão, quais seriam?

2. Como vivemos a pobreza evangélica em nosso projeto de vida e missão?

3. Em nossa missão diária, sofremos perseguição? Em que sentido e com quais consequências?

Stefano Raschietti


Artigos relacionados

Artigos

Onze crianças morrem a cada semana tentando atravessar o Mediterrâneo

É o que informa uma nota do Unicef, segundo a qual, desde 2018, cerca de 1.500 crianças morreram ...
Artigos

Ver, buscar e amar Deus no sofrimento do povo

No começo que cheguei na Amazônia, quando estava sozinho em casa à noite e não me sentia seguro, ...
Artigos

SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Neste dia 1º de maio, a Igreja celebra a festa de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores,...
Artigos

A missão "Inter Gentes"

O tempo histórico que estamos vivendo nos remete ao essencial da Igreja e de sua missão. Diante d...