Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Verdadeiramente o Senhor Ressuscitou


 “Nossos corações ardiam dentro de nós enquanto ele falava conosco ao longo do caminho, quando explicava as Escrituras para nós? (…) O Senhor ressuscitou ”(Lc 24: 13-51).

Estimados confrades

Acabamos de celebrar o Tríduo Pascal, com ele, o evento central de nossa fé. Através desta mensagem, em nome da comunidade, gostaria de enviar para cada um de vocês e vossas comunidades os votos fraternos e sinceros de Feliz Páscoa.
Que cada um de vocês, por pela graça Divina, como os discípulos, possa dizer: "Sim, o Senhor está vivo". Uma experiência que não se reduz a ler um livro, um evangelho ou ouvir um bom testemunho ou uma boa reflexão cheia de grandes ideias.

É um encontro pessoal cheio de amor, acolhida, confiança, abandono nas mãos de quem se ofereceu por nós. Esta é a descoberta da beleza de Deus e seu projeto de amor pela humanidade. Encontro e descoberta que se tornam um compromisso diário para revelar a vida divina que recebemos e paixão para comunicá-la àqueles que ainda não tiveram a experiência do Ressuscitado. Podemos afirmar que a experiência da ressurreição é semelhante ao homem da parábola que, encontrando um tesouro oculto, "se enche de alegria, vende todas as suas posses e compra aquele campo" (Mt 13,4).

Pensando neste momento central da nossa vida e como os discípulos viveram, gostaria de sublinhar três elementos:

1. É interessante ver nas páginas bíblicas como o Jesus ressuscitado sempre se manifesta na comunidade dos discípulos, seja dois a dois, três a três ou em toda a comunidade. E quando se manifesta a Maria de Madalena, que estava sozinha (Jo 20,11-16), ela imediatamente a envia para dar a Boa Nova aos seus irmãos (Jo 20,11-16). O que ela faz imediatamente.

Este fato, é importante ter em mente. A comunidade, seja pequena ou grande, não importa, é o lugar onde nós experimentamos o Senhor Jesus, portanto, ela precisa ser amada, cuidada, servida, guardada... podemos dizer, em voz alta para evitar cair na ilusão da imaginação: Não há verdadeira experiência do Senhor ressuscitado sem estar em comunhão com os irmãos com quem compartilhamos a vida cotidiana.

2. A vitória da Vida sobre a morte significa a vitória do projeto de vida iniciado por Jesus, o reino de Deus, no projeto que nega a Deus manifestado acima de tudo no texto evangélico das tentações. Projeto de vida manifestado em um modo de vida concreto, que é o de Deus, sublinho dois valores absolutos. O primeiro é o serviço. Jesus, lavando os pés de seus discípulos, disse claramente a eles: "Vocês sabem o que eu fiz com você? Vocês me chamam de Mestre e Senhor e diz bem, porque eu sou. Portanto, se eu, o Senhor e o Mestre, lavado seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. De fato, lhes dei o exemplo, para que como eu fiz, vocês também façam" (Jo 13,12-15). Assim, o serviço é o modo concreto de viver no Senhor ressuscitado.

O segundo é a oferta total da nossa vida ao Senhor. É isso que Jesus faz: na sexta-feira santa, veneramos a cruz. Sua vida a colocou nas mãos do Pai, ela confiou-se totalmente a Ele. Ela não pensou em si mesma, em suas preferências, em seus gostos. Uma parte de si mesmo não estava reservada para ele. Ele disse: "Pai, não seja a minha vontade, mas a tua seja feita" (Lc 22,42). É essa oferta total da nossa vida que torna o sim da nossa consagração verdadeira e nos torna testemunhas do absoluto de Deus na história da humanidade.

3.A Igreja nasceu do evento da ressurreição. O medo foi ganho com a presença do Senhor ressuscitado. Na comunidade dos discípulos, esta presença do Senhor ressuscitado é vista em confiança, em força interior, em prontidão, em sacrifício, em alegria, em risco, em esperança e em ousadia missionária. Este foi o caso com os primeiros discípulos e é isso que esperamos para nós mesmos.

Feliz Páscoa!

Pe Fernando Garcia Rodrigues, sx


Artigos relacionados

Artigos

Interfaces da missão na América Latina

Realizamos o 6° Encontro do Centro de Estudos Missionários Latino Americano (CEMLA) na Casa ...
Artigos

Laudato Si': Uma visão integral da ecologia

O Papa Francisco na encíclica Laudato si publicada em 18 de junho de 2015, critica o consumismo e...
Artigos

São Guido, um bispo com coração missionário

Nos alegramos o 05 de novembro ao celebrar a festa de São Guido María Conforti. O Pe. Rino Benzon...
Artigos

São Romero da América Latina

“Aqueles que tem a dom Romero como um amigo na fé que o invocam como protetor e interce...