Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss


Muitas mensagens que recebi repetiam: que venha 2018! Não no sentido festivo, superficial, ingênuo.

As mensagens estavam carregadas de referências críticas a 2017, visto como um ano marcado pelas agressões aos direitos das pessoas e da Terra em todo lado, mas especialmente em nosso país. Sobrou pouco do que as elites econômicas desejavam tirar da Constituição Federal desde 1988.

É isso mesmo, elas desejavam o que está sendo realizado pelo governo ilegítimo Temer e pelo Congresso, todos dominados pelos financiadores de suas campanhas, isto é, pelas grandes empresas e pelos senhores do agronegócio e do capital financeiro. As elites do Brasil campeão da concentração da riqueza e da renda, e por isso, campeão da desigualdade social, nunca admitiram repartir nada do que consideram seu: os privilégios, as propriedades, a renda, e o poder, inclusive o de explorar ao máximo e de forma legal o trabalho das pessoas. A reforma trabalhista deu ar de legalidade ao seu poder absoluto sobre a exploração das pessoas, chegando muito perto de legalizar mais uma vez o trabalho escravo.

Por isso, ao desejar que venha 2018, os amigos e amigas desejaram que comecemos janeiro com muita esperança, isto é, com a decisão de não perder oportunidades e, se necessário, de criar novas oportunidades para enfrentar o que foi imposto ao povo brasileiro em 2017. É bom e necessário desejar que tenhamos esperança porque 2018 não será um ano fácil. Basta lembrar que já em fevereiro o governo e o Congresso tentarão mais uma vez aprovar a criminosa proposta de reforma da Previdência, contando, mais uma vez, com o silêncio igualmente criminoso do Supremo Tribunal Federal, que deixa rasgar a Constituição impunemente.

Desejar que venha 2018 significa, então, afirmar que a sociedade brasileira deverá agir com firmeza para evitar os diferentes golpes contra a democracia, contra os direitos das pessoas e da Terra praticados pelas elites e seu governo. Uma das oportunidades para isso serão as eleições de outubro, mas para que o sejam precisamos estar atentos e mobilizados como cidadãos e cidadãs porque a mesma elite está querendo continuar mandando de qualquer jeito, até castrando o poder popular com a imposição de um parlamentarismo oportunista.

Nosso desejo e nosso compromisso é que 2018 seja um ano de afirmação do poder popular.


O AUTOR: * Ivo Poletto, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS): www.fmclimaticas.org.br


Artigos relacionados

Artigos

São Francisco Xavier e São Guido: duas vidas, uma espiritualidade

Tudo ficou esclarecido com um presente: um livro! De fato o encontro misterioso e assombrador pre...
Artigos

Bispos divulgam mensagem ao povo brasileiro

 A 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada on-li...
Artigos

Experiência com a pastoral do povo de rua em São Paulo

“Aqui se entra para adorar a Deus.... daqui se sai para amar o próximo”. Essas são as duas pequen...
Artigos

A polarização na sociedade atual: uma abordagem filosófica

“Investigar os opostos” significa, com efeito estabelecer o valor, de verdade ou da falsidade, de...