Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

CXAM

ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA E VOCACIONAL NA DIOCESE DE ABAETETUBA NO PARÁ


O ultimo final de semana foi marcado por uma intensa caminhada trilhada pelo povo de Deus da diocese de Abaetetuba no estado do Pará, com destaque para o setor das juventudes que neste período de carnaval propôs uma forma diferente de viver este momento. O animador missionário Padre Marselinus Yerisco e o seminarista Ronilson Moraes acompanharam de perto as atividades realizadas em duas paróquias desta diocese.

No sábado dia 18 de fevereiro a equipe de animação missionária vocacional, promoveu um encontro para os jovens da paróquia de Santa Rosa de Lima, a qual se localiza no centro da cidade de Abaetetuba. O encontro foi promovido com o intuito, de realizar um carnaval, católico, cristão e descente para todos os jovens, daquela localidade.

Neste encontro que se realizou, foi desenvolvido com os jovens, o ato missionário de Maria, a visita de Maria a Isabel. O evangelho escolhido, foi o de Lucas. No evangelho Lucas fala que Maria foi “apressadamente”, porque queria ajudar sua prima por ocasião do nascimento de João Batista, e porque levava a alegria de dar a Isabel a notícia de que ela estava esperando o nascimento de Jesus.  O encontro se destacou com o nome: “carnaval com Maria”.

Neste encontro (carnaval com Maria), participaram aproximadamente entre 25 a 30 jovens. A maioria dos jovens, fazem parte de algum grupo, ministério ou pastoral. Todos os jovens que lá estavam, participaram com muito animo, entusiasmo e alegria, de tudo o que foi desenvolvido. O encontro iniciou com o momento de adoração eucarística. Depois os jovens tiveram momentos de confraternização, danças e dinâmicas.

Em síntese: tudo o que foi desenvolvido neste encontro com os jovens, foi de suma importância. Os jovens perceberam, que podem ser muito mais felizes, quando estão com Cristo, e dependendo da situação, nunca podem deixar de ser jovens. E assim como Maria foi agraciada, por ser escolhida como mãe do Salvador, também todos são agraciados, por serem filhos amados do Pai.   

Seguindo para a cidade do Acará, pertencente a mesma diocese de Abaetetuba, aproximadamente 120 jovens, iniciaram um retiro que durará três dias. O objetivo destes três dias de retiro, é fazer com que, neste tempo de carnaval, os jovens possam ter um privilegio maior, de se conhecer mais, de ver em que ponto melhorar, de refleti em todas as coisas, que não estão trazendo resultados bons.

Uma pessoa que faz parte da equipe organizadora, deste retiro, ressaltou: “é uma grande alegria, poder ver que ainda existe jovens que deixam a voz Jesus ressoar, aos próprios corações”. Nestes três dias de retiro (20 a 22) os jovens estão se conhecendo melhor, conhecendo o seu próprio ser, estão aprendendo a serem disponível como argila, se deixando moldar pelas mãos do oleiro, que é o próprio Deus.

O retiro começou com a santa missa, em seguida a adoração ao santíssimo. Na missa que iniciou o retiro, foi refletido sobre o tema deste ano vocacional “vocação: graça e missão”, sobre o chamado de Maria. Alongo destes três dias os jovens terão, missas, adoração, pregação, testemunho, dinâmicas. Tudo isso é para que os jovens possam fazer a diferencia, dependendo do lugar em que vivem ou condições econômicas. Todo o jovem é chamado, escolhido.

Neste terceiro ano vocacional no Brasil, que se realiza em 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, é motivo de grande alegria e também um anseio, de todas as pessoas que se comprometem, com a animação missionária e vocacional. Neste 3° ano vocacional no Brasil, somos convidados a refletir o tema, “vocação: Graça e Missão”. E o lema, “corações ardentes, pés a caminho”.

“Maria, mãe e discipula missionária, modelo dos vocacionados”

Texto Ronilson Moraes.

Imagens: Acervo Xaveriano

 

1 2 3 4

 

MUNICÍPIO DE ACARÁ, DIOCESE DE ABAETETUBA 5 5

7 8


Artigos relacionados

CXAM

Festa dos povos em Ananindeua

Aconteceu no domingo dia 17 de junho no Seminário Xaveriano, a Festa dos Povos. Participaram vári...
CXAM

"Vida fraterna e a cultura da sinodalidade"

"O caminhar juntos suscita a fraternidade". No feriado de 15 de novembro de 2022 (Dia da Pro...
CXAM

"EIS A NOSSA FAMÍLIA"

 “A vida apostólica, unida à profissão dos votos religiosos, constitui por si o que de ...
CXAM

Festival do Açaí CXAM

Em nome da coordenação “Amigos do seminário Xaveriano”, nossos agradecimentos a todos os amigos e...