Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Novidades

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré


O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que acontece há 231 anos e é uma das maiores festas católicas do mundo, ocorreu nesse segundo domingo de outubro, em Belém/PA.

IMG 20231010 WA0032

Na última sexta-feira à tarde, os padres e seminaristas Xaverianos saíram do seminário em direção à Basílica de Nazaré, num percurso de 15km (assim como fazem muitos romeiros que se deslocam de várias cidades do interior do estado, porém percorrendo dezenas de quilômetros), chegando por volta das 20:30h.

IMG 20231010 WA0035IMG 20231010 WA0041No sábado, houve mais homenagens a Nossa Senhora. Pela manhã, aconteceu a Moto Romaria, a Romaria Fluvial – saindo do trapiche de Icoaraci –, e a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, que é quando a referida imagem é retirada do Glória do Altar-Mor da Basílica, ficando em veneração durante toda a quinzena da festividade. Ainda, à tarde, houve a Missa do Traslado e, em seguida, a procissão da Trasladação, percorrendo o mesmo trajeto do Círio, em sentido contrário (3,7km). 

IMG 20231007 WA0007

Durante a Trasladação, a pequena imagem foi levada até a Catedral de Belém. No domingo, o dia mais esperado do ano chegou. A grande procissão do Círio de Nazaré - 2023 começou logo após o término da Santa Missa na Catedral de Belém, saindo rumo ao Santuário de Nazaré.

IMG 20231010 WA0049

A fé em nossa Senhora leva uma multidão aos rios e às ruas para homenagear a Mãe do povo paraense. O olhar de amor, esperança e fé das pessoas para a pequena imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus nos braços e o mundo que o Menino segura representando toda a humanidade. O povo na grandiosa procissão rezava fazendo pedidos ou agradecendo a Deus e a Nossa Senhora por tantas coisas realizadas em suas vidas, graças alcançadas, como cura de alguma doença, cada um, por seus íntimos motivos, estava no Círio para agradecer à Mãe de Jesus e nossa. O Círio é uma manifestação de fé que reúne as famílias para caminhar com Maria e seu Filho Amado que dos braços de sua Mãe nos abençoa.

IMG 20231010 WA0033

 

Texto e Imagens: WESLEY LOBATO PINHEIRO (Estudante Xaverianos)


Artigos relacionados

Novidades

Ordenação Presbiteral de Lucivaldo de Sousa Costa

A Diocese de Abaetetuba tem em sua história a presença dos Missionários Xaverianos, que chegaram ...
Novidades

Nova Direção Geral das Xaverianas

O X Capítulo Geral das Missionárias de Maria - Xaverianas, que acontece em Parma (Itália) elegeu ...
Novidades

II Jornada dos pobres

O tema escolhido este ano pelo Papa Francisco para a II Jornada Mundial dos Pobres (JMP) traz a i...
Novidades

Dom Jaime Spengler é eleito presidente da CNBB

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bis...