Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Leigos

8ª Assembleia Eletiva dos Leigos Missionários Xaverianos - Brasil Sul


Aconteceu em 26 de março de 2022, a 8ª Assembleia Geral eletiva dos Leigos Missionários Xaverianos da Região xaveriana do Brasil Sul de maneira hibrida: nos grupos de forma presencial e todos juntos on-line, sendo os participantes mais de 70 leigos xaverianos. O tema refletido foi a Sinodalidade e Missão, dando destaque à Comemoração dos 70 anos de vida e missão do Missionários Xaverianos no Brasil.

Contamos com a presença dos padres Assessores da Coordenação Geral: Pe. Rafael Lopez Villasenor, Superior Regional dos xaverianos do Brasil Sul, Pe. João Bortoloci, assessor, Pe. Elvis Ndihokubwayo e Thiago Rodrigues, encarregados para o Laicato xaveriano, além do Pe. Giovanni Murazzo e Pe. Marcelo Ávila.

Os grupos de leigos xaverianos, apesar da pandemia, com as limitações, a maioria conseguiu se manter ativo. Assembleia trouxe um novo ânimo, todos mostramos estarmos dispostos a buscarem o ideal do nosso Fundador São Guido Maria Conforti: "Fazer do mundo uma só família". Os grupos estão presentes em quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, totalizando seis grupos ativos.

A temática da sinodalidade e missão foi desenvolvida pelo Pe. Thiago Rodrigues. O tema foi muito inspirador, sentimos que há muitos desafios na missão. Destacou que Sinodalidade é essencial, não é novo, trata da dinâmica da escuta, no lugar de luta, resistência, força e sonho... O sonhar juntos une os leigos xaverianos desde seu começo e organização em 2009. O sonho de ver o Amor de Jesus chegando a quem não teve oportunidade de conhecer sua misericórdia.

Pe. Thiago destacou o número 58 da Constituição dos Xaverianos, onde São Guido afirma que devemos ter Cristo como modelo de vida, sendo animados por uma fé viva, com a capacidade da leitura da realidade, com esperança inabalável no compromisso apostólico.  Fazendo parte desse grande projeto a lealdade, o equilíbrio, a serenidade, criatividade, senso do outro, capacidade de escuta, acolhida e partilha. A missão não se faz sozinho, é responsabilidade de todo cristão e que no caso dos leigos xaverianos, existe o carisma missionário de buscarmos de viver juntos, em sintonia contribuir e colocando-se a serviço do Reino.

Logo houve um momento de partilha e reflexão sobre os temas entre os participantes que entendemos que deve ser aprofundado daqui para frente para definirmos os rumos do Laicato. Além da apresentação do histórico da vida e missão dos Missionários Xaverianos no Brasil (1953-2023) com o convite para o empenho no ano comemorativo para dar a conhecer e vivenciar sempre mais o carisma missionário de Sã Guido.

A última pauta da Assembleia foi a eleição da Nova Coordenação. Finalizamos com o agradecimento a coordenação cessante, reconhecendo seu esforço apesar das adversidades da pandemia e, desejando o bom trabalho e boa sorte para quem foi eleito para a nova coordenação.

Paty, LMX

lmx6

lmx3lmx9

lmx2lmx4

 


Artigos relacionados

Leigos

Experiência missionária na Amazônia de uma leiga xaveriana

A leiga xaveriana espanhola Marta Barral Nieto está no Brasil atendendo a um chamado feito por do...
Leigos

Rezemos com o papa pelos migrantes vítimas do tráfico

"Rezemos para que o clamor dos irmãos migrantes vítimas do tráfico criminoso de pessoas seja escu...
Leigos

A missão do leigo e leiga na Igreja e no mundo

Os leigos atuam como missionários na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras...
Leigos

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO O GRUPO GAMIX

Nos dias 19 e 20 de agosto, o Grupo Amigos Xaverianos (GAMIX), paróquia São Francisco Xavier, em ...