Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Festa de Cristo Rei, dia do leigo


Com a solenidade de Cristo Rei encerramos o Ano Litúrgico. A celebração desta festividade é a profissão de fé no Senhor da história que caminha junto com seu povo. É momento privilegiado para que a comunidade cristã e os próprios leigos descubram seu lugar e papel na sociedade e no mundo.

Na solenidade da festa de Cristo Rei, também celebramos o dia do leigo. Este ano o tema é “Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”. A missão do leigo é no mundo, sendo sal e luz. (cf Mt 5, 13-16). O leigo é sujeito na Igreja e no mundo, é o cristão maduro na fé, que fez a experiência do encontro com Jesus Cristo e se dispôs a segui-lo com todas as consequências; O leigo se empenha na transformação do mundo na direção do Reino de Deus (Cf. Doc CNBB 107, n. 49).

O leigo discípulo missionário é aquele que se converte, saindo de sua comunidade para anunciar um futuro diferente que é o Reino de Deus (CNBB, n. 173). O projeto parte do enfoque da opção preferencial pelos pobres, tal como Jesus colocou em prática, mesmo conhecendo as ideologias e a política da época, aberta ao mundo, mergulhando na realidade humana, na história de qualquer mulher e homem de qualquer parte do mundo.

A promoção do bem comum e a construção de uma democracia participativa são tarefas que ultrapassam o círculo dos cristãos (CNBB. 107 n. 54, 232). Uma Igreja com o coração grande e generoso como cidadão do mundo. A vocação do leigo está inserida no mundo, tendo como compromisso ser sal e luz no mundo, implantando os valores do evangelho, a esperança e o calor da fraternidade, demonstrando uma atuação transformadora através do engajamento nas diversas dimensões: política, econômica e sociocultural, dentre outras. A Igreja, com uma vitalidade leiga, tem a obrigação de se abrir, cada vez mais, além-fronteiras (CNBB. 107, n. 7).

Os leigos são chamados a participar na ação pastoral e missão da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização, da vida litúrgica e outras formas de apostolado segundo as necessidades locais sob a orientação de seus pastores. (Cf. DAp 209 a 211). Boa celebração da festividade de Cristo Rei e vamos assumir a vocação missionária do leigo.


Artigos relacionados

Artigos

Comunidades Eclesiais de Base

As  CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) são comunidades cristãs, organizadas em torno ou de...
Artigos

A pandemia mostra 'outras doenças', diz Francisco

O papa Francisco alertou, na quarta-feira (12 de agosto), para outras "patologias" que a pandemia...
Artigos

É hora de discernimento!

O Superior Regional dos Missionários Xaverianos do Brasil Sul, diante da situação atual da crise ...
Artigos

BATIZADOS E ENVIADOS

Reencontrar o sentido missionário da nossa adesão a Cristo. Foi divulgada neste domingo, Solenid...