Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Artigos

Mensagem do Superior Geral para a quaresma!


Iniciamos o tempo litúrgico da Quaresma, indicado pela Igreja como forma de preparação para o acontecimento central da vida cristã: a paixão, a morte e a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

GarciaNeste ano de 2021, fazemos isso no contexto da pandemia COVID-19 que está conosco há um ano. Pandemia que se apresentou entre nós sem bater à porta, entrando em todos os lugares, semeando morte, sofrimento, fechamento, desconfiança, incerteza, medo, pobreza ... colocando-nos assim diante de nossa realidade humana, caracterizada por grande fragilidade. Pandemia que ainda nos acompanha e não sabemos até quando. Como pessoas de fé, acreditamos na presença do Senhor ao nosso lado. Esperamos, guiados pelo Espírito Santo, de poder ler e interpretar este momento à luz da Palavra de Deus para poder, junto com todas as pessoas de boa vontade, dar respostas certas às perguntas que a humanidade faz a si mesma.

Permita-me agora entrar na tua vida através desta mensagem, que é basicamente um convite a acolher este período da Quaresma como um tempo da graça divina onde o Espírito quer dar-te o dom da riqueza de Deus. Remova da tua vida à força a tentação da monotonia, da rotina, do “cinza”, da imobilidade, do desencanto, do 'déjà vu', e abre-te com alegria à surpresa que o Senhor reservou para você no momento concreto que estais vivendo.

Há algumas semanas, a liturgia da Palavra nos ofereceu a leitura da carta aos Hebreus. Na profundidade e beleza deste texto do Novo Testamento, um dia eu fiquei particularmente impressionado com um versículo. Quando li e reli, me ocorreu que seria bom poder compartilhar com vocês no início da Quaresma. Diz assim: «A alimentação sólida, por outro lado, é para os adultos: para aqueles que se formaram com experiência para distinguir o bem do mal» (Hb 5, 14).

Ser pessoa adulta, cristão adulto, xaveriano adulto é fruto de um caminho realizado com empenho, de um trabalho quotidiano exigente e disciplinado. Só o nome, seja pessoa, cristão ou xaveriano, em nada garante uma vida justa, muito menos plena da graça de Deus. Há poucos dias ouvi o testemunho de um jovem vítima de abuso sexual por parte de um padre no oratório da sua paróquia, quando tinha 15 anos. Um acontecimento de tal gravidade feito por uma pessoa consagrada a Deus me faz refletir muito sobre a verdade da experiência da vida cristã. Como tal ato é possível? Infelizmente, atos semelhantes, e não apenas em nível de abuso sexual, em contradição com a própria identidade, não são exceções na vida consagrada. Existe, portanto, a necessidade de formação diária, empenho, esforço, de escolhas que vão na direção certa, de ser "cheios de bondade, assim como Deus, nosso Pai, está cheio de bondade" (Lc 6,36).

Ser uma pessoa adulta não é apenas um fato físico vinculado à idade, é também um fato da vida moral, da vida profissional com competência específica e da vida espiritual. Devemos crescer harmoniosamente em todas as dimensões da vida "até o homem perfeito, a ponto de atingir a medida da plenitude de Cristo" (Ef 4, 13). Para isso, é preciso se alimentar bem, treinar com rigor e seriedade. O que significa comer bem? Tenha presente a mensagem do Papa Francisco: Quaresma, tempo de renovar a fé, a esperança e a caridade. Leia esta mensagem com calma, reze com ela perante o Senhor e deixa-te tocar pelo Espírito de Deus.

Pessoalmente, gostaria de destacar alguns pontos que me parecem importantes neste momento. Convido você a considerá-los durante estes quarenta dias. Aqui estão eles:

«Mantenhamos o olhar fixo em Jesus: é ele que abriu o caminho da fé e nos conduz até o fim» (Hb 12,1; cf. LT 1). A qualidade e o significado de nossa vida são representados no relacionamento que temos com o Senhor. Trata-se agora não apenas de olhar para Jesus, mas de se deixar olhar por ele, onde você está. Por isso, organize momentos do dia em que crie um espaço de tempo, de silêncio para acolher o olhar amoroso do Senhor na sua vida: «Jesus olhou para ele com amor e lhe disse ... » (Mc 10, 21). Deixe-te amar, seja amado pelo seu olhar. Deixe que a luz que sai de seus olhos ilumine teu coração e tua mente, revelando assim a situação particular da tua vida que precisa ser redirecionada na direção certa da santidade evangélica. “Quando não há luz tudo se confunde, é impossível distinguir o bem do mal, o caminho que leva à meta daquele que nos faz andar em círculos repetitivos, sem rumo” (Lumen Fidei, 2).

«Não menos preocupante é a condição de quem sobrevive à ausência de Deus, permanecendo na vida comunitária» (CIVCSVA, O dom da fidelidade, a alegria da perseverança, p. 28). É uma afirmação que me magoa. Como pode uma pessoa consagrada a Deus viver sem Deus? É uma contradição. Não se trata aqui do silêncio de Deus, da noite escura da alma. Pelo contrário, é um estilo de vida que não leva Deus em consideração. Seguimos, continuamos a viver em comunidade, mas sem ser guiados pela força do Espírito de Deus. E se não é o Espírito de Deus que guia a vida, será o inimigo de Deus a fazer isso. Este é um perigo muito grande para a vida consagrada, porque a destrói.

O antídoto só pode ser o amor apaixonado pela Palavra de Deus. Deus não o vemos fisicamente, mas o encontramos em sua Palavra. É a aceitação incondicional da sua Palavra que nos salva, como o foi para Jesus (cf. Lc 4, 1-13). Neste tempo de Quaresma, dedica-te à escuta e meditação da Palavra de Deus. “Não abandone a sabedoria (palavra), e ela te guardará; ame-a, e ela te protegerá”. (Prov 4,6). Insira a palavra ruminatio em tua vida, se ainda não existe. Assim como as vacas que mastigam e mastigam sua refeição. Porque é disso que se trata, ter a Palavra de Deus continuamente em sua mente, boca e coração. Não pode haver dias em tua vida sem a Palavra de Deus. Não deixe o inimigo enganá-lo! E quando a Palavra de Deus está no coração, o Espírito faz seus dons abundarem. O primeiro deles é a caridade (cf. 1 Cor 12,30-13,13; Gal 5,22-23).

Quando uma pessoa está centrada em Deus e na sua Palavra (cf. Mt 7,24-27), o fluxo da vida flui rapidamente. Acolher Deus como único Senhor implica abraçar com cordialidade e alegria a sua vontade de amor na nossa vida, isto é, a nossa vocação particular. E isso tem um nome e uma especificidade bem concreta (C 1). Este tempo de Quaresma é um tempo de graça para limpar, podar, fortalecer o presente que Deus te deu ao dar-te o nome de xaveriano. Ama com todo “o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças”. (Mc 12,30) a missão que o Senhor confiou à nossa Família Xaveriana.

No entanto, o amor não pode ser forçado. Nestes dias fiquei impressionado com a reação do leproso curado por Jesus, que em vez de se dirigir ao sacerdote, como Jesus indicava, «imediatamente começou a contar o que lhe tinha acontecido» (Mc 1, 45). A missão é precisamente esta: é o fruto do bem que recebemos do Senhor. Para que haja verdadeira missão, deve haver esta consciência, deve haver aquela chama que dá sentido à nossa vida. E justamente porque dá sentido à nossa vida, sentimos o desejo de compartilhá-la, de ir ao encontro daqueles que ainda não a conhecem, de realizar o sonho da família dos filhos de Deus.

Neste ano jubilar, em que recordamos a aprovação das primeiras Constituições pela Santa Sé, surgiu-me na mente uma declaração de Dom Conforti com certa urgência. O Regulamento Geral a recolhe nos primeiros oito números. Obviamente, esta é a missão específica ad gentes e ad extra que a Igreja nos confia. Diz ele: «Para isso faz convergir toda a sua obra tanto na formação como na direção de seus membros, e exclui positivamente qualquer outra finalidade, por mais nobre e santa. (…) Por isso considerem como secundária qualquer outra ocupação que não tenda à realização de tal finalidade, e guardem-se de tudo o que puder de qualquer modo os afastar disso».

A missão exige também uma preparação intelectual, um compromisso de entrada no novo mundo, um estudo da nova realidade cultural e linguística, o desejo de "comunhão de vida e de destino com os irmãos para os quais somos enviados, na partilha de seus problemas e de seu caminho de libertação”. (C 14), atualização contínua. A missão, portanto, não é uma opção temporal, por alguns anos, mas uma verdadeira vocação, que deve ser vivida «como acontecimento pascal de uma vida que se abandona e de uma nova vida que começa». (C 19).

Caríssimo, te desejo um bom tempo de Quaresma! Lembra-te de mim e lembra-te dos nossos irmãos na tua oração. Eu também faço isso por você.

Fernando García, sx - Superior Geral


Artigos relacionados

Artigos

CAM 5: Missão e Encarnação

O presidente das Pontifícias Obras Missionárias da Bolívia e coordenador geral do 5º Congresso Mi...
Artigos

Que venha 2018

Muitas mensagens que recebi repetiam: que venha 2018! Não no sentido festivo, superficial, ingênu...
Artigos

Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão

“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Foi desta forma que o Papa Francisco c...
Artigos

Bispos presentes no 15º Intereclesial das CEB’S enviam carta à CNBB

A carta é assinada pelos 48 bispos presentes no 15º Intereclesial das CEBs que termina neste sába...