Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Diocese de Alto Solimões

Para uma Evangelização inculturada entre o povo Tikuna do Alto Solimões


Responder aos sonhos do Papa Francisco na Querida Amazônia, que diz “sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e de se encarnar na Amazônia, a tal ponto que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos”, é uma realidade cada vez mais presente na diocese do Alto Solimões, no Amazonas. 

Na comunidade indígena Ticuna Belém do Solimões, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, o Frei Paolo Maria, dos Frades Menores dos Capuchinhos, busca o fortalecimento da evangelização inculturada por meio do projeto Cantos Indígenas para o Reino. 

A iniciativa, que resgata e mantém viva a cultura e a língua do povo Ticuna, é responsável pela gravação de mais de 300 cantos religiosos. As músicas foram criadas pelos cantores e cantoras da própria comunidade com letras e melodias locais, incluindo textos da Bíblia traduzidos para a língua ticuna. 

Frei Paolo explica que os cantos são escritos em ticuna com tradução em português e que cada livro possui indicações com as metodologias para fazer a catequese e as celebrações. 

As letras das músicas, roteiros de celebrações e catequese na língua ticuna estão presentes na publicação digital e impressa que acompanham as músicas em MP4, distribuídas também por aplicativos de mensagens e CD.   

O missionário conta que as comunidades estão ansiosas pela publicação do livro de cantos e que indígenas ticunas de outras comunidades e dioceses procuram pelo material em Belém do Solimões. “Isso mostra a grandiosidade e o alcance desse projeto e do apoio da REPAM-Brasil, ao qual somos infinitamente gratos”, ressalta Paolo.  

Evangelização inculturada  

Frei Paolo se diz animado e têm boas notícias sobre a evangelização inculturada na diocese de Alto Solimões (AM). Ele conta que nas celebrações dominicais se celebra quase tudo em ticuna e que quase não se escuta o português na comunidade. “Esse é o fruto de um trabalho lento de inculturação e valorização da língua. É um protagonismo belíssimo”, afirma.    “Agradecemos a Deus porque a evangelização inculturada está avançando com muitos desafios, mas estamos avançando nessa luta constante contra a globalização, que tem a tendência de dizer que tudo que se vê na televisão e na internet é melhor do que o que se vive na aldeia.” 

Iniciativa  

O projeto Cantos Indígenas para o Reino é uma iniciativa da diocese do Alto Solimões (AM) em parceria com a Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM-Brasil. As atividades são realizadas na comunidade ticuna Belém do Solimões, no município de Tabatinga.  

O povo Ticuna está espalhada em três países – Brasil, Colômbia e Peru, sendo um dos povos mais numerosos que atualmente habitam a região amazônica. A língua ticuna é a língua de maior representação no Amazonas, falada por mais de 30 mil indígenas. 

DomAdolfo4

Comunicação REPAM-Brasil


Artigos relacionados

Diocese de Alto Solimões

Missionários de Guadalupe assumem Missão em Tabatinga (AM)

Os Missionários de Guadalupe, inspirados e desafiados pela mensagem da Exortação Apostólica pós-s...
Diocese de Alto Solimões

Formação em Política Públicas favorece presença da Igreja na Sociedade

Cristãos leigos e leigas formados para atuarem em realidades sociais e políticas que precisam com...
Diocese de Alto Solimões

Indígenas Ticuna planejaram Ação Pastoral à luz das Diretrizes Gerais da CNBB 

Os quatro pilares que sustentam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (...
Diocese de Alto Solimões

Indígenas do Vale de Javari resistem perante o perigo da pandemia

O Vale de Javari faz parte da diocese de Alto Solimões, município de Atalaia do Norte (AM), aonde...