Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Diocese de Alto Solimões

Covid-19 agride povos indígenas na tríplice fronteira


A emergência de Covid-19 se torna uma verdadeira tragédia não apenas nas grandes cidades, como Manaus e Belém na Amazônia, mas também no coração da floresta. É o caso, por exemplo, da chamada tríplice fronteira de Brasil, Peru e Colômbia, onde o vírus chegou pelo rio ou pelo ar.

AdolfojpgO bispo da diocese de Alto Solimões, Dom Adolfo Zon Pereira, xaveriano espanhol, analisa os dados dos sete municípios de sua imensa diocese, tão vasta quanto o norte da Itália, com apenas 220 mil habitantes. De fato, não são os números absolutos que impressionaram (2.304 positivos e 96 óbitos, segundo os dados de 22 de maio), mas a porcentagem de 0,97% da população é positiva (quase o triplo de Itália). Sabendo que há pouca comunicação com muitas aldeias, logo a situação pode ser pior.

Dom Adolfo afirma: “Embora os prefeitos tenham tomado medidas de distanciamento, desde 19 de março, e as fronteiras foram fechadas, mas a pandemia avança. No início, as medidas não eram levadas a sério. Recomendo às pessoas e aos padres, todos os dias, que tomem cuidado e que fiquem em casa, não há outro remédio. Dois padres foram infectados, felizmente passam bem. Mas as mortes aumentam e o município teve que montar um novo cemitério, em uma terra disponibilizada pela nossa diocese”.

A principal preocupação é com os povos indígenas: “A maioria dos contagiados e mortos indígenas por coronavírus estão no nosso território”, cerca de 60% dos 600 infectados e cerca dos 110 falecidos. O grupo étnico mais atingido no território é o povo Tikuna. “O Covid-19 ainda não chegou nos territórios dos povos do Vale do Javari”, continua o bispo. As perspectivas em nível econômico são alarmantes: “Aqui estamos em um lugar distante, há pouca ajuda e viramo-nos, sendo solidários entre nós. Felizmente, depois de um telefonema do núncio, chegou uma quantia disponibilizada pelo papa”.indigenas10

Apoiar o bispo, na caridade para com a população é responsabilidade da pastoral social diocesana. A missionária marista leiga da Argentina, Verónica Rubí disse: “O isolamento social é necessário, mas está levando à fome as famílias, aqui é praticada a economia de subsistência”. “A fome não espera” é o título da campanha, vinculada à Caritas Brasileira: “Pedimos doações seja em dinheiro, alimentos ou gêneros de primeira necessidade. Encontramos generosidade, além das expectativas, montamos 350 cestas básicas e as distribuímos. Aqui em Tabatinga há grande pobreza, muitas vezes as casas não têm eletricidade e nem gás”.

O contexto, mesmo antes da chegada do Covid-19, não era o mais fácil: “Não há emprego - explica a missionária -, a economia é informal, as conexões com as cidades são difíceis e caras. Geralmente, as fronteiras são praticamente inexistentes; criamos uma rede para sensibilizar sobre o tráfico humano. Além disso, há o comércio ilegal de madeira, animais e drogas”.

Fonte: Caritas italiana


Artigos relacionados

Diocese de Alto Solimões

O 9º Festival de Cultura e Música Indígena

Belém do Alto Solimões realiza o 9º Festival de Cultura e Música Indígena do Eware (FIE). “Cada c...
Diocese de Alto Solimões

Indígenas do Vale do Javari denunciam evangélicos com povos sem contato

O temor das lideranças é de que as incursões abram as portas da terra indígena para “ações nefast...
Diocese de Alto Solimões

Comunidades Diferentes

Em entrevista Dom Adolfo Zon, Missionário Xaveriano e bispo da diocese de Alto Solimões, fala dos...
Diocese de Alto Solimões

Por uma igreja com rosto amazônico

Os povos amazônicos mantem uma grande variedade de línguas indígenas, algumas são faladas por gra...