Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

O chamado para servir a Deus na família


Seguindo a dinâmica do mês vocacional da Igreja do Brasil, o segundo domingo de agosto celebramos a vocação da família. É também o dia da celebração dos pais. Ser pai e mãe é uma vocação, um chamado de Deus para constituir e formar família.

O dia dos pais é a celebração da vocação da família, é também a abertura da Semana Nacional da Família, que é este ano de 8 a 14 de agosto, com o tema A alegria do amor na família, em sintonia com a Exortação Apostólica do papa Francisco Amoris LaetitiaCom o lema, “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo” (Sir 14, 1). Em sintonia com o ano dedicado a São José.

Formar família é uma vocação, é um chamado de Deus. Ela é o lugar de desenvolvimento humano e de aprendizado. Ela é tão importante que desde origem do mundo, Deus no sexto dia criou a família, isto é, criou o homem e a mulher a sua própria imagem e semelhança como o ponto mais alto da criação (Gn 1,26-31). A humanidade é chamada a formar família, a crescer e se multiplicar (Gn 1, 28) a transformar a criação, participando da obra criadora de Deus. “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois já não serão mais duas, mas uma só carne” (Gn 2,24). Nascendo a vocação ao amor, pois se formos criados a imagem e semelhança Daquele que é amor, então o amor mútuo se torna a imagem do amor absoluto e indestrutível de Deus.

Deus cria também o direito ao descanso semanal. A insistência na observância do sábado aparece na organização de oito obras criadas por Deus em seis dias (luz, firmamento, terra, lâmpadas, pássaros, peixes, animais e o ser humano) e o sete de descanso, no qual não pode haver mais nenhuma obra (Gn 2,2). Se até Deus descansou no sétimo dia, então a família tem o direito ao descanso semanal para o dedicar à família, a Deus e ao refazer as forças.  

A família é o celeiro das vocações. Ela é o lugar do aprendizado da fé, é dentro dessa vivencia que os pais são para os filhos os primeiros catequistas transmissores da fé. Ninguém deve ser privado da família. Ela é dom de Deus que deve ser cultivada como lugar para uma convivência saudável do ser humano. Também é no seio familiar que nasce e se desenvolvem as vocações: do sacerdotal, da religiosa, da família, do catequista e do leigo.

Rafael Lopez Villasenor, sx


Artigos relacionados

Vocação

Semana Vocacional em Piracicaba

De 17 a 23 de Junho, na Paroquia Imaculado Coração de Maria, em Piracicaba, tivemos a Semana Voca...
Vocação

Convivência Vocacional

Ocorreu na Comunidade Xaveriana de Filosofia, cidade de Hortolândia (SP), nos dias 29 de abril a ...
Vocação

A vocação a qual fui chamado não podia ser maior, nem mais nobre!

Desde a minha entrada na congregação dos Missionários Xaverianos, fiz uma longa jornada. Primeiro...
Vocação

Terceiro ano vocacional do Brasil

Nesse domingo, 20 de novembro 2022, 34º do Tempo Comum, a Igreja celebra Jesus Cristo, Rei do Uni...