Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

Semana Vocacional em Piracicaba


De 17 a 23 de Junho, na Paroquia Imaculado Coração de Maria, em Piracicaba, tivemos a Semana Vocacional. Essa semana foi inserida dentro da Novena em preparação da Festa da Padroeira.

Na segunda-feira, dia 17, foi feita a abertura com a presença dos ministros da Eucaristia. O tema foi: ¨Do Cenáculo: a Vocação Eucarística e Missionária¨. Esse encontro foi feita na Matriz, com todos os ministros das comunidades e setores. O Padre Michel fez uma reflexão sobre a vocação eucarística de cada cristão segundo a passagem dos discípulos de Emaus. Já a Irmã Catarina, Xaveriana, fez uma reflexão sobre a vocação missionária segundo as passagens da cura da sogra de Pedro, do endemoniado gadareno. Em seguida, o Padre João fez uma liturgia penitencial. Após isso, tivemos a Adoração Eucarística.piracicaba

No dia 19, quarta feira, duas imagens da Padroeira saíram da Igreja Matriz. Uma imagem percorreu os Setores da Paróquia, já a outra imagem percorreu as comunidades. A dinâmica era essa: cada comunidade e setor recebia a imagem, celebrava a Eucaristia, e no dia seguinte, levavam em procissão a imagem até o próximo setor e comunidade, participando da Missa juntos. Essa pratica ajudou para que cada comunidade e setor celebrassem juntos.

O tema das missas nas comunidades foi: ¨Cenáculo Eucarístico: Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão, com as leituras de Atos 1, 12-14 e de Mateus 28, 16-20. Já nos setores os temas foram: Vocação: uma proposta de Deus (Lucas 1,26-38); Vocação: um encontro com Jesus Cristo (Lucas 1, 39-45); Vocação: uma experiência profunda de Deus (Lucas 1, 46-56) e Vocação: surpresa de Deus e opção de vida (Lucas 2,1-7).piracicabajpg

O Padre Michel foi até as comunidades de Santa Terezinha, Nossa Senhora de Fatima, Santa Isabel, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio. Já a Irmã Catarina foi aos setores Missionário, Profeta, Apóstolos e Bom Jesus. Tanto o Padre João como o Padre Igino se colocaram à disposição para acompanhar o Padre Michel e a Irmã Catarina nas missas. Em todas elas nós rezamos a Ladainha do Imaculado Coração de Maria e fizemos a Consagração.

 A quinta-feira, dia 20, teve uma programação especial. Como era o dia de Corpus Christi, na parte da manhã tivemos encontro com os jovens da comunidade. A Irmã Catarina fez a parte bíblica, explicando aos jovens como Jesus liberta e acolhe todas as pessoas. O Padre Michel falou sobre a sua experiência de 12 anos de missão no Japão. Foi um encontro onde os jovens sentiram que Jesus os acolhe, e também que os manda em missão. O almoço foi feito pelos animadores do grupo de jovens da paroquia.

piracicab0Na parte da tarde, foi colocado TNT nas ruas perto da paroquia, onde cada setor e cada comunidade tinha uma cor missionaria para colocar os alimentos que tinham arrecadado para os pobres. Foi uma procissão diferente, onde a comunidade colocou em pratica o que dizia o Evangelho deste dia: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. (Lucas 9,11b-17). A Igreja matriz ficou repleta de pessoas para a missa. Depois da missa e da renovação do compromisso dos ministros da Eucaristia, nós saímos em procissão. Foi uma caminhada de fé, de partilha e de união da paroquia.

Na sexta-feira de manhã, o Padre Michel e a Irmã Catarina saíram para levar a comunhão aos doentes da paroquia, e também visitar duas famílias que tinham perdido seus entes queridos naquela semana. O sábado também teve uma programação especial, onde tivemos o encontro com as crianças da catequese. A Irmã ficou com as crianças e o Padre com os adolescentes. Foi um encontro muito dinâmico e criativo, onde eles foram animados missionariamente. Na parte da noite, tivemos as missas nas comunidades e na Matriz.

A semana vocacional foi concluída no domingo com as Missas. Agradecemos de coração aos Padres João Botoloci e Igino Giovanelli pela acolhida, apoio, partilha e disposição de nos acompanhar nesta semana. Agradecemos também a todas comunidades e setores por esta maravilhosa semana vivida juntos. Que o Imaculado Coração de Maria possa interceder a Deus que mande novos missionários e missionarias dispostos a dar a própria vida pelo Reino de Deus. Padre Michel, missionário Xaveriano.

Pe Michel da Rocha


Artigos relacionados

Vocação

Vocação ao sacerdócio

Em 2022, o tema escolhido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conf...
Vocação

Encontro SAV-Xaveriano 2023

Ocorreu no sábado, 25 de março, às 9:00hs, na modalidade virtual, o primeiro encontro no ano de 2...
Vocação

RUMO A DÉCADA DE MINHA VIDA SACERDOTAL MISSIONÁRIA ALÉM-FRONTEIRAS

“Que poderei retribuir ao Senhor por tudo aquilo que Ele fez em meu favor? Elevo o cálice da salv...
Vocação

Vocação do leigo na igreja e no mundo

Todos somos chamados à santidade. Ao mesmo tempo, cada pessoa é importante aos olhos do Senhor, q...