Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A vocação da família


Estamos no mês vocacional. O segundo domingo é o dia dos Pais, dando começo à semana da família, que este ano vai de 11 a 17 de agosto. Ser Pai e ser Mãe é uma vocação, um chamado de Deus.

Atualmente a família está fragilizada pelas mudanças da sociedade. Vivemos um tempo marcado por intensas, velozes e profundas transformações que enfraquecem e alteram os modelos tradicionais da família, as relações e costumes sociais, sendo transitórios e temporários.

Na sociedade que vivemos, os vínculos humanos são frágeis, muitas vezes, acontecem apenas no mundo virtual, desconectados da realidade presencial. A nova maneira do encontro pelas redes sociais, faz que as relações humanas sejam frágeis e desumanas, afetando diretamente a família.

O amor é eterno enquanto durar. Facilmente se muda de namorado, de amigos, de parceiros, inclusive os casamentos se desfazem facilmente. Os laços humanos são flexíveis e substituídos. Também, os valores familiares têm se esvaziado.

Os compromissos são passageiros e os casamentos são temporários. Até o matrimônio deixa de ser a razão da felicidade, priorizando mais o aspecto profissional. Portanto se casar e ter filhos é adiado cada vez mais em prol da realização profissional, pessoal e individual.

A sociedade pós-moderna tira a responsabilidade de relacionamentos e vínculos sérios e duradouros, quase nada permanece ou é para sempre. O significado do amor não é mais o mesmo, é algo flexível, que não se caracteriza mais pela durabilidade e perenidade. O que explica a facilidade do fim de muitas famílias.

As pessoas são movidas pela cultura do consumo, do imediato, através das sensações mesquinhas que provocam instabilidade, falta de compromisso e levam para o subjetivismo, o individualismo e o consumismo.

Mesmo mudando os tempos, os costumes e os padrões tradicionais é possível testemunhar e viver os valores evangélicos da vocação familiar, que tem sua origem em Deus, desde a criação (Cf. Gn 1-2). Ser Pai e Mãe é uma vocação, um chamado de Deus para vivenciar o amor e promover a vida, que precisa ser respeitada, protegida e cuidada desde a concepção até o término natural.

Enfim, o que significa ser chamado para formar família? Que consequências existem ao se assumir a vocação familiar?

Rafael Lopez Villasenor


Artigos relacionados

Vocação

Profissão Perpetua do Lucivaldo

É com grande alegria que comunicamos a Profissão Perpétua dos nossos irmãos xaverianos Lucivaldo ...
Vocação

Retiro vocacional

Os Missionários Xaverianos estão convidando você jovem, acima de 15 anos, que deseja conhecer os ...
Vocação

Vocação do catequista: educador da fé no seguimento de Jesus

No último domingo do mês de agosto a Igreja nos convida a rezar pela vocação e missão do catequis...
Vocação

ENCONTRO VOCACIONAL NO CENTRO DE ANIMAÇÃO E FORMAÇÃO MISSIONÁRIA

Baseado no texto do evangelho de São João, capítulo 1º, versículo 39: VINDE E VEDE, sobre a respo...