Skip to main content

Faça uma doação

Os Missionários Xaverianos não dispõem de nenhuma receita a não ser o nosso trabalho evangelizador e as doações dos amigos benfeitores. O nosso Fundador, São Guido Maria Conforti, quis que confiássemos na Providência de Deus que nunca deixa desamparados seus filhos. Invocamos sobre você e sua família, por intercessão de São Guido Maria Conforti, as bênçãos de Deus.
Atenciosamente,

Redação da Família Xaveriana


Deposite uma colaboração espontânea:

Soc. Educadora S. Francisco Xavier
CNPJ: 76.619.428/0001-89
Banco Itau: agência 0255, conta corrente:27299-9
Caixa Econômica ag. 0374, conta corrente: 2665–3

Artigos religiosos

Visite o site do nosso centro de produção
de artigos religiosos e missionários

CEPARMS


TercoMiss

TercoMiss

Vocação

A vocação missionária sacerdotal


Neste mês vocacional é bom recordar, que toda vocação é para a missão, pressupõe um chamado e uma resposta. A missão não é um acréscimo ou extensão da vocação, mas um componente essencial quer seja ela leiga, religiosa ou sacerdotal. A missão faz parte da essência de toda e qualquer vocação.

Os ministros ordenados como diáconos, padres e bispos dedicam-se a tempo completo à serviço da missão para a construção do Reino de Deus. A pessoa vocacionada ao ministério ordenado é chamada a colocar-se integralmente a serviço do Reino, quer dizer, a evangelização. O sacerdócio ministerial é essencialmente missionário. Entretanto, algumas vezes percebemos que o aspecto pastoral e administrativo obscurece a identidade genuinamente missionária do ministério ordenado.

Os chamados e chamadas à vida consagrada tem a vocação essencialmente missionária, uma vez que são testemunhas e anunciadores do Reino no meio das diversas realidades. De igual maneira os leigos e leigas são convocados a serem “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-16). Ou como afirma o Documento de Puebla: “Os cristãos leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja” (n. 786).

Pelo Batismo todos são chamados e convocados para a missão. Mas cada vocação específica - sacerdócio, vida consagrada, leigos e leigas – têm formas próprias de participar da missão evangelizadora da Igreja.

O principal objetivo da missão é de promover a adesão a Jesus Cristo. Proclamar o Reino e motivar todos a se comprometerem com a justiça. A missão dos discípulos missionários se realiza em nome de Jesus Cristo ressuscitado.

Assumir a própria vocação é encontrar o lugar no mundo. É perceber que Deus nos conduz e quer contar conosco no projeto de amor para a humanidade. Continuamos, portanto, a ação de Jesus Cristo no hoje da nossa história quando assumimos, com fé e coragem, o chamado que Ele nos faz: “Ide, fazei discípulos” (Mt 28, 19).

Todo chamado e vocação nos coloca na dimensão missionária. Deus nos impulsiona ao serviço aos mais pobres e abandonados de nossos tempos para dar vida nova às pessoas, restabelecendo-as na dignidade de pessoa humana!


Artigos relacionados

Vocação

O missionário embaixador da esperança

Quando fazemos uma análise de conjuntura das grandes transformações que marcam o contexto em que ...
Vocação

Semana Vocacional em Piracicaba

De 17 a 23 de Junho, na Paroquia Imaculado Coração de Maria, em Piracicaba, tivemos a Semana Voca...
Vocação

Encontro vocacional em Londrina

Aconteceu nesse domingo, 24 de março de 2019, no Seminário Xaveriano de Londrina, um encontro voc...
Vocação

A missão começa com o SIM do seu coração

Eu me chamo Lucas de Oliveira,tenho 19 anos, sou brasileiro, nascido na cidade de laranjeiras do ...